Quinteto de Sopros Música na Rede e Ensemble Percussivo da Fames se apresentam no Theatro Carlos Gomes nesta quinta-feira (26)
Uma apresentação imperdível acontece nesta quinta-feira (26), no Theatro Carlos Gomes, em Vitória. O Quinteto de Sopros Música na Rede e o Ensemble Percussivo da Fames levam ao público técnica, sensibilidade artística e integração coletiva, a partir das 19 horas. O evento é uma realização da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). A entrada é gratuita, com retirada de ingressos iniciada uma hora antes da apresentação, sujeita à lotação.
Coordenado pelo professor Ricardo Lepre, o Quinteto de Sopros Música na Rede é um dos grupos de referência do programa. O conjunto é formado por estudantes oriundos do projeto Bandas nas Escolas que, a partir de 2025, passaram a integrar a Orquestra Jovem Música na Rede.
O Programa Música na Rede é uma iniciativa da Secretaria da Educação (Sedu), realizada em parceria com a Fames e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo. A ação reúne projetos como Bandas nas Escolas, Orquestra de Violões, Corais nas Escolas e a Orquestra Jovem Música na Rede, atendendo aproximadamente 6.500 estudantes em 142 escolas de 53 municípios.
Já o Ensemble Percussivo, coordenado pelo professor Daniel Lima, é formado por alunos da Fames e músicos convidados. O grupo apresenta um concerto que evidencia a diversidade dos ritmos brasileiros e a expressividade da música percussiva contemporânea.
A proposta artística reúne um repertório cuidadosamente selecionado, que valoriza a pluralidade de sonoridades, técnicas e influências culturais, proporcionando ao público uma experiência musical ímpar. O concerto propõe, assim, um encontro entre diferentes trajetórias e experiências musicais, ampliando horizontes e valorizando a linguagem percussiva.
O programa contempla obras como “As Baquetas”, “Pinduca” e “Stinking Garbage”, além de arranjos de “Puxada de Rede”, da Banda Manimal, e “Mas Que Nada”, de Jorge Ben Jor, especialmente concebidos para grupo de percussão. As peças estabelecem um diálogo entre tradições da música popular brasileira e práticas contemporâneas, evidenciando a versatilidade interpretativa do conjunto.
] 
Serviço
Quinteto de Sopros Música na Rede e Ensemble Percussivo da Fames
Local: Theatro Carlos Gomes: Rua Barão de Itapemirim, 232 – Centro, Vitória.
Data: 26/04 (quinta-feira)
Horário: 19h
Classificação: livre
Entrada gratuita, com retirada de ingressos uma hora antes, sujeita à lotação.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br