24/06/2024 14h02

Quinta edição do ‘Mulheres que Inspiram’ homenageia Déborah Sabará, ativista LGBTQIAPN+

Nesta quinta-feira (27), às 19 horas, o Cine Por Elas realiza a quinta edição do "Mulheres que Inspiram", um projeto dedicado a celebrar mulheres cujas contribuições são fundamentais para o avanço da justiça e igualdade de gêneros. Nesta edição, o evento prestará homenagem à Déborah Sabará, destacada ativista LGBTQIAPN+ e coordenadora da Associação Gold – Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade.

Desde 2005, Déborah Sabará tem liderado iniciativas no Estado do Espírito Santo em prol da inclusão social, respeito às diferenças e aos direitos humanos, com ênfase em saúde, educação e assistência social.

A noite será marcada pela exibição de três curtas-metragens: "Se Trans for Mar", dirigido por Cibele Appes; "Periféricu", por Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda, Nay Mendi e Vita Pereira; e "Adão, Eva e o Fruto Proibido", de R.B. Lima. Após as projeções, haverá uma roda de conversa com Déborah Sabará sobre visibilidade e pautas trans, explorando os desafios e avanços na luta pelos direitos dessa comunidade.

"Sabemos que a luta de pessoas trans, muitas vezes, é árdua e injusta, e nossa homenagem à Déborah Sabará é um reconhecimento de sua dedicação incansável", afirma Fabiola Mozine, uma das diretoras do Cine Por Elas. "Agradecemos o apoio do Funcultura e da Secult, assim como da Organização de Cineclubes Capixaba – OCCa, que tornam possível a realização deste evento", completa.

Sobre o Cine Por Elas

O Cine Por Elas é um cineclube que a visa debater e ampliar a representatividade feminina no cinema, promovendo discussões sobre gênero, diversidade e inclusão por meio de mostras e eventos culturais. O projeto é realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), via Secretaria da Cultura (Secult).

Serviço:

“Mulheres que inspiram”: homenagem à Déborah Sabará

Local: Cine por Elas - Rua Anhanguera, 16, Cristóvão Colombo, Vila Velha.

Data: 27 de junho de 2024

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro