08/10/2025 13h59 - Atualizado em 08/10/2025 14h22

Quadrinista André Dahmer participa de bate-papo no Centro de Vitória

O artista plástico, poeta e quadrinista André Dahmer é o convidado da próxima edição do Fazendo Sala, um bate-papo literário que será realizado nesta sexta-feira (10), às 19h, na Casa Cousa. A atividade, gratuita, contará com mediação de Larissa Prudêncio. Na ocasião, além do bate-papo com o artista vai autografar livros. Também haverá serigrafias do autor à venda.

Nascido no Rio de Janeiro, em 1974, entre as séries de tirinhas criadas por André Dahmer estão Malvados, Vida e obra de Terêncio Horto, indicado ao Troféu Jabuti, e Quadrinhos Anos 10, que recebeu o Troféu Jabuti pelo terceiro lugar na categoria Quadrinhos. O artista também teve seu talento reconhecido ao ganhar cinco prêmios HQmix.

Além disso, é autor do livro de poesias Impressão Sua, semifinalista do Prêmio Oceanos e finalista do Prêmio Jabuti. Dahmer também já participou de diversas exposições, bienais e feiras de arte. Receber o André Dahmer nas comemorações do aniversário da Cousa, em novo espaço, nos primeiros passos desse novo caminho, é uma alegria porque o Dahmer condensa, do desenho à poesia, um sentimento que é muito contemporâneo. Um riso de nervoso, afiado e certeiro. Uma melancolia num olhar sobre o mundo e a necessidade de seguir sempre pra frente”, diz Gabriel Nascimento, coordenador da Livraria Catraia, que funciona na Casa Cousa.

A participação de André Dahmer no Fazendo Sala faz parte das comemorações do aniversário de 16 anos da Editora Cousa. Por isso, a programação, totalmente gratuita, prossegue no dia 14, às 19h, com roda de leitura sobre o livro Conversas de Refugiados, de Bertolt Brecht, com mediação de Gabriel Nascimento. A obra, escrita durante o exílio do autor na Finlândia e nos Estados Unidos quando fugia do nazismo, traz a conversa entre o pesquisador Ziffel e o operário Kalle sobre a condição nômade devido à guerra ou perseguição política.

A programação de outubro encerra no dia 25, com dose dupla: o Cine Caverna, com a exibição do documentário Cachoeiro em Três Tons, e o Encontro A Oficina, no qual acontecerá a oficina de encadernação artesanal para iniciantes. O Cine Caverna será às 10h. A oficina, com Claudia Ladeira, das 14h às 18h.

As atividades da Casa Cousa são desenvolvidas gratuitamente por meio do Edital de seleção de projetos da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC), Governo Federal.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli

Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard