19/10/2018 10h07 - Atualizado em 19/10/2018 10h34

Publicação mostra relação entre intervenção urbana e o imaginário social

 A arte reproduzida pelas intervenções urbanas e sua relação com a construção imaginária popular.  Este é um dos motes principais do livro “Atenção Arte! imaginabilidade e legibilidade como estratégia de pertencimento da Arte Pública e das intervenções urbanas”,  fruto de uma pesquisa desenvolvida pelos autores Marcela Belo, José Cirillo e Ciliani Celante no LEENA / UFES (Laboratório de Extensão e Pesquisa em Artes), e que foi contemplada no edital de Obras Literárias da Secult. A obra será lançada na próxima quinta-feira, dia 25 de outubro, às 19h, na Galeria de Arte e Pesquisa – Gap, localizada na Ufes, Goiabeiras, Vitória. A entrada é franca.

 A publicação visa refletir sobre as singularidades, mediações e fraturas da arte pública no estado do Espírito Santo a partir de um conjunto de objetos tridimensionais produzidos, predominantemente, por artistas populares e de temática kitsch e/ou grotesca e disponibilizadas ao acesso público em espaços coletivos, ou de uso coletivo nos municípios capixabas ao longo da rodovia BR 101 em seu percurso que cruza o Espírito Santo. 

 

Imaginabilidade

 

De acordo com os pesquisadores, esses trabalhos, embora não falem aparentemente de algo ou alguém heroicamente instituído, estão agregando a si aquilo que Kevin Lynch (A imagem da cidade, 2006) define como imaginabilidade, ou seja, estão sendo demarcados pelos transeuntes dessas cidades e localidades como possuidores de uma capacidade de impregnar nos moradores uma forte imagem mental capaz de promover sua identificação como algo a ser  memorizado e identificado como parte do ambiente que habitam, ou seja, estão conseguindo uma legitimidade como obra que pertence àquela comunidade ou àquele território. Neste sentido, esses objetos tridimensionais, alguns aparentemente em fibra de vidro e outros em concreto armado, estão invadindo o território dos monumentos – ação prevista por Alois Riegl (Culto moderno a los monumentos, 1987) quando apresenta seu conceito de monumentos não intencionais, e estão se tornando referência memorial e estética em suas localidades. 

 Essa produção autônoma, independente do sistema das artes capixaba – e consequentemente do cenário global das artes -  tem se tornado expressiva e cada vez mais se aproxima daquilo que podemos definir como monumentos, pelo menos num sentido não intencional. O caso mais expressivo é o tigre da Cia de Petróleo Esso, instalado em escala monumental em um posto de gasolina no município de Guarapari. Esse tigre, originalmente associado à companhia petrolífera ainda em 1990 na Noruega, ganhou notoriedade publicitária no final de 1959, chegando a Guarapari no inicio dos anos de 1970. Hoje, o Tigrão é reconhecido pelos moradores como um patrimônio afetivo de Guarapari.

 No roteiro de viagens da pesquisa sobre os monumentos e intervenções urbanas capixabas os pesquisadores se depararam com diversas esculturas em fibra ou concreto na forma de cavalos, animais marinhos, caricaturas humanas e animais domésticos ou ainda como seres imaginários que levaram a pensar sobre como esses objetos se configuravam como possíveis obras de arte pública, de apelo e construção popular e leiga (no sentido de não estrem vinculadas a nenhuma aproximação com a escola de artes) no estado.

 A partir da análise desses objetos os pesquisadores perceberam que havia uma potencialidade estética e transformadora nas intervenções de origem popular no estado, o que os levou ao interesse de investigar com maior profundidade esse tipo de manifestação no espaço público. Assim, o livro é dedicado ao estudo dos objetos nas bordas do sistema das artes capixaba.

 Oficina

 No próximo dia 26, haverá um encontro de formação para Educadores sobre o livro "¡ATENÇÃO ARTE! Imaginabilidade e legibilidade como estratégia de pertencimento da Arte Pública e das intervenções urbanas". As inscrições estão abertas.

 Link para a inscrição: https://goo.gl/forms/t8fC1JuMfzCiTjSN2

 Período de inscrição: 12 a 22 de outubro

 Resultado dos selecionados: 23 de outubro

 Os interessados devem preencher o formulário e a divulgação dos selecionados será no dia 23 de outubro, por e-mail.

 

 Serviço

 Lançamento do livro ATENÇÃO ARTE! imaginabilidade e legibilidade como estratégia de pertencimento da Arte Pública e das intervenções urbanas

Data: 25 de outubro (quinta-feira)

Horário: 19 horas

Local: Galeria de Arte e Pesquisa – Gap, Avenida Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória.

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz

secultes.imprensa@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627

Facebook: secult.espiritosanto

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard