09/05/2024 10h00 - Atualizado em 09/05/2024 11h05

Psicólogo lança o livro ‘O Imortal Machado de Assis: Autor de Si Mesmo’ na Biblioteca Pública do Espírito Santo

Após décadas de atuação como engenheiro, Adelmo Rossi formou-se em psicologia (Foto: Gabriel Lordêllo)

No livro “O Imortal Machado de Assis: Autor de Si Mesmo”, o engenheiro, psicólogo e escritor Adelmo Marcos Rossi faz uma extensa análise da literatura de Machado de Assis e descobre nela uma estrutura de conceitos semelhantes aos criados posteriormente por Sigmund Freud, fundador da psicanálise. A publicação será lançada na próxima terça-feira (14), às 19h, na Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), em Vitória.

De acordo com Adelmo Rossi, Machado de Assis (1839-1908) teria antecipado, por meio dos personagens dos seus romances, contos, peças de teatro, além das crônicas e críticas, os conceitos que Sigmund Freud (1856-1939) popularizou alguns anos mais tarde com a psicanálise.

O autor se apoia em ampla pesquisa para defender que o Bruxo do Cosme Velho, como Machado de Assis ficou conhecido, estabeleceu uma espécie de “psicologia literária”, na qual demonstra as tramas do envolvimento psíquico, tendo como base a sua percepção do conceito do narcisismo que Freud apresentou em 1914.

Fundamentos

Na leitura de Adelmo Rossi, o narcisismo foi tomado como princípio da psicologia literária daquele que se tornou o maior escritor brasileiro, já na publicação do seu primeiro conto, “Três Tesouros Perdidos” (1858), quando tinha 19 anos de idade. “Além desse conceito, Machado tomou para seu projeto literário outros fundamentos: petalogia, caiporismo, travessia do Rubicão, Lanterna de Diógenes, Pílades e Orestes, Prometeu no Cáucaso, similia similibus curantur, imortalidade, originalidade, entre outros, com paralelos na psicanálise de Freud”, observa Rossi.

O autor conta que seu interesse pelas obras de Freud, e depois por Machado de Assis, teve início em 2003, quando deixou o emprego de engenheiro para se tornar empreendedor e, a seguir, adentrou no mundo da subjetividade. No ano seguinte, ingressou na graduação em Psicologia, formação que o levou naturalmente ao mestrado em Filosofia. A conclusão da sua dissertação, com o tema “Filosofia do Acontecimento”, concluída em 2015, o estimulou a pesquisar o narcisismo dos autores, a partir de 2016.

Nas 456 páginas do livro, ele discorre sobre a similaridade entre as contribuições dos seus dois objetos de pesquisa, tendo como base a extensa obra machadiana, composta por dez romances, 215 contos, dez peças teatrais, cinco coletâneas de poemas e sonetos e mais de 600 crônicas.

Adelmo Rossi expõe as razões pelas quais considera Machado de Assis um escritor revolucionário, pontuando sua linha de pensamento com citações continuadas, extensas, desde o período inicial de formação na tipografia de Paula Brito, responsável por trazer ao público obras de escritores célebres da literatura brasileira no século XIX.

Segundo ele, é impossível dissociar o escritor de sua obra ficcional. “Sabe-se que é uma estratégia comum o escritor se disfarçar em personagens para, pela licença poética, criar o eu lírico. O próprio José Saramago afirmou, no livro ‘Cadernos de Lanzarote’, que tudo é autobiografia”, comenta.

O autor

Adelmo Marcos Rossi é engenheiro civil, com mestrado em Ciência de Sistemas (Tóquio, 1988-1990). Foi funcionário da Vale por 20 anos (1980-2000), de onde saiu para se tornar empreendedor. Em 2010, graduou-se em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com mestrado em Filosofia (2013-2015). Abordou em sua dissertação o tema “Filosofia do Acontecimento”, a partir do qual iniciou suas pesquisas sobre o narcisismo. Publicou o livro “A Cruel Filosofia do Narcisismo – Uma Interpretação do Sonho de Freud” (Editora CRV, 2021).

Serviço:

Lançamento do livro “O Imortal Machado de Assis – Autor de si mesmo”

De Adelmo Marcos Rossi

Quando: 14/05 (terça-feira)

Horário: às 19h

Local: Biblioteca Pública do Espírito Santo, Av. João Batista Parra, 165, Enseada do Suá, Vitória

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br