03/12/2024 17h47 - Atualizado em 04/12/2024 11h13

Projetos da LICC são destaque na programação cultural desta semana

Em sua terceira edição, a Mostra Samba Que Eu Quero Ver, chega ao Centro de Vitória, entre os dias 3 e 7 de dezembro, na Casa da Música Sônia Cabral e Tenda Samba (área externa).

Ao longo de seus três anos de existência, a Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC) já destinou R$ 45 milhões para as mais variadas iniciativas do setor cultural do Estado. Foram mais de 220 projetos habilitados, sendo 80 deles já realizados, beneficiando milhares de capixabas. E, nesta semana, diversas ações com recursos da LICC, da Secretaria da Cultura (Secult), vão acontecer em várias cidades do Estado

Confira:



Mostra Cultural “Projeto Música e Artes na Capital Vitória” (03 a 12/12)

Entre esta terça-feira (03) e a próxima quinta-feira (12), a Mostra Cultural 2024 apresenta os resultados das oficinas do Projeto “Música e Artes na Capital Vitória”, realizada pela Associação Alef Bet. Haverá apresentação de diversas classes formadas por estudantes que vão executar recitais dos seguintes instrumentos musicais: Sopros Metais, Coral, Violoncelo, Classe de Violino, Prática de Orquestra, Classe de Flauta Doce, Piano, Teclado Saxofone, Clarinete, Flauta Transversal e Classe de Violão, entre outros instrumentos.

Com patrocínio da Companhia de Gás do Espírito Santo – (ES Gás), o projeto terá suas apresentações no Espaço Alternativo da sede da instituição, também no Centro de Vitória. Confira a programação no link: https://www.instagram.com/musicaeartes.es/.

A Associação Alef Bet é uma organização social sem fins lucrativos, que proporciona ações socioeducacionais, socioculturais e socioambientais, estimulando a convivência e o fortalecimento de vínculos de crianças e adolescentes das comunidades do Centro de Vitória, e seu entorno. 



Projeto “Samba que eu Quero Ver”, no Sônia Cabral (03 a 07/12)

Em sua terceira edição, a Mostra “Samba Que Eu Quero Ver” chega ao Centro de Vitória, entre esta terça-feira (03) e sábado (07), na Casa da Música Sônia Cabral e na Tenda Samba (área externa), com uma programação repleta de atrações para todas as idades e totalmente gratuita. Com o lema "Samba é Patrimônio Capixaba", a mostra multicultural de samba capixaba vem reforçar a conexão dessa expressão artística com a cultura local e promover o intercâmbio com o ritmo em nível nacional, considerado patrimônio imaterial brasileiro pela Unesco em 2005.

Neste ano, traz como destaques o show de Sombrinha, um ícone do samba carioca, e o grupo Resenha do Romão, que, desde 2017, protagoniza o movimento de ocupação de samba de rua capixaba, e o Samba de Quintal. 

Em frente à Casa da Música Sônia Cabral, acontecerá também a Feira Griô - feira empreendedora, gastronômica e criativa, que tem por objetivo fortalecer a cultura negra capixaba, criando um ambiente de celebração da gastronomia ancestral e fomento do pequeno comércio local. O projeto conta com patrocínio do supermercado Extrabom e do grupo Águia Branca.  Para mais informações, confira no site www.sambaqueeuquerover.com.br e no Instagram: @sambaqueeuquerover.



Orquestra da Quebrada - Concerto Didático em Vila Velha e Serra (05 a 06/12)

A Orquestra da Quebrada, sob a regência do maestro Eduardo Lucas, realiza apresentações em escolas públicas de Vila Velha e Serra, nas próximas quinta-feira (05) e sexta-feira (06). Como participação especial, a ação conta com a presença do DJ Barol Beats, um dos maiores nomes do hip-hop do Estado, e tem o MC Noventa como mestre de cerimônias.

Formada por jovens e para jovens de comunidades, a Orquestra da Quebrada encerra o ano com os dois concertos didáticos, unindo a música clássica ao hip-hop. Composta por violinos, violas, oboé, clarinete, violoncelo, contrabaixo, tuba, trompete, trombone, saxofone, entre outros instrumentos, o grupo reúne jovens da periferia do Espírito Santo em intercâmbio com outros Estados. O projeto é gerido pelo Instituto Cultura Viva e busca integrar elementos da música urbana com o universo orquestral.

Os concertos didáticos da Orquestra da Quebrada serão realizados nesta quinta-feira (05), na UMEF Antônio Bezerra de Farias, em Vila Garrido, Vila Velha; e na sexta-feira (06), na EEEFM Professor João Loyola, em Serra Sede. 

Os concertos contam com o patrocínio da ES Gás, apoio cultural do Instituto Energisa e da Malloca Streetwear, e realização da Tonobooks e Instituto Cultura Viva, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (Licc), da Secretaria da Cultura (Secult). 



Festival Novos Cantores, em Vitória (05/12)

O Festival Novos Cantores encerra a edição 2024 com uma final com apresentação dos dez finalistas eleitos pelo público, acompanhados pela Orquestra Camerata Sesi. O show acontece nesta quinta-feira (05), às 20 horas, no Espaço Patrick Ribeiro, em Vitória.

Os ingressos já podem ser retirados gratuitamente pelo site da Blueticket (https://www.blueticket.com.br/evento/36514/festival-novos-cantores). A entrada é solidária: basta realizar a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis no dia do evento. Os alimentos arrecadados serão doados para a Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci).

A grande final terá diversidade da música capixaba, com apresentações de Cesar Baldan & Tatá Rocha, Elaine Augusta, Ilus, Jardel Miguel, Kael, Luto Horror Club, Marcelo Sill (banda L20), Norbim, Smile e Vitu. Com estilos que vão do rock ao samba, passando pela MPB, hip-hop e fusões contemporâneas, os artistas refletem a pluralidade e o talento da música autoral produzida atualmente no Espírito Santo. O Festival é uma realização do Estúdio Medusa e é viabilizado via Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC) e tem patrocínio da Perfil Alumínios.



5º Festival Pedagógico de Capoeira, em Guaçui (06 e 07/12)

Contando com oficinas, rodas de capoeira, apresentações e batismo de faixas, o 5º Festival Pedagógico de Capoeira faz parte do projeto “Mais Cultura nas escolas”, aprovado na Lei de Incentivo à Cultura Capixaba- LICC, em 2023. O projeto conta com um total de 5 Festivais Pedagógicos, sendo o último nos dias 06 e 07 de dezembro na cidade de Guaçuí.

Todas as ações e atividades serão totalmente gratuitas e voltadas para crianças, jovens e adultos, sem limite de idade. É patrocinado pela EDP Distribuição de Energia Elétrica Espírito Santo e realizado pela PRACCES e pelo Grupo de Capoeira Beribazu. Saiba mais em: https://www.instagram.com/pracces.cultura/.

5º Marien Calixte Jazz Music Festival, em Vila Velha (07 e 08/12)

A 5ª edição do Marien Calixte Jazz Music Festival acontece neste sábado (07) e domingo (08), no Parque Cultural Casa do Governador. Estão confirmados no line-up Bixiga 70, Duo Finlândia, Camarones Orquestra Guitarrística, MaMoKas, Luccas Martins Quarteto e Terra BrasilES, além da tradicional big band dos intervalos do evento, a Malê Dixieland.

Com curadoria e direção de Simone Marçal e Daniel Morelo, o Marien Calixte Jazz Music Festival é um dos festivais totalmente dedicado à música instrumental, que está entre os principais do País. O festival tem patrocínio da ArcelorMittal, via Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), e é realizado pela MM Projetos Culturais e Secretaria da Cultura (Secult). O apoio é da Prefeitura de Vila Velha e do Boa Praça EPI, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura (Minc). Com transmissão ao vivo pela TVE e on-line, o festival também pode ser revisitado desde a sua 2ª edição em seu canal no YouTube.



Festa Literária Combiousa, em Piúma (07/12)

Para celebrar a publicação de uma coletânea literária reunindo escritores de Piúma e Anchieta, acontece, neste sábado (07), a Festa Literária Combiousa. O evento vai ocorrer na Praça Dona Carmen, em Piúma, e é gratuito. A festa contará também com tradução em libras e terá show, bate-papo literário, conversar com autores, autógrafos e atrações para as crianças. 

Ao todo, são 52 escritores dos dois municípios que terão suas criações literárias publicadas na antologia "Caravana Combiousa – Expedição Monte Aghá", publicada pela Editora Cousa. Alguns deles publicam pela primeira vez seus textos, enquanto outros já tinham experiências anteriores de publicação.

A seleção dos textos foi feita por nomes reconhecidos e premiados no âmbito da literatura brasileira: Henrique Rodrigues, Caê Guimarães e Fabiani Taylor. A publicação faz parte do projeto homônimo Caravana Combiousa – Expedição Monte Aghá, realizado pela Editora Cousa e Secretaria da Cultura (Secult), com patrocínio da EDP, via Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC).

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com  / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard