17/09/2024 17h28

Projeto SEBP na Estrada leva orientação e livros a bibliotecas do Sul do estado

A coordenação do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo (SEBP-ES) realiza nesta semana a segunda rodada da série de visitas do projeto “SEBP na Estrada”. A iniciativa promove o mapeamento e a ida a bibliotecas municipais, bibliotecas comunitárias e pontos de leitura integrantes da rede estadual criada com o objetivo de apoiar os municípios na ampliação e no fortalecimento de suas bibliotecas.

A rota desta semana inclui visitas às bibliotecas dos municípios de Bom Jesus do Norte, São José do Calçado, Muqui e Cachoeiro de Itapemirim. Na viagem anterior, em julho, foram visitadas as localidades de Fundão, João Neiva, Aracruz e Linhares.

“As viagens são essenciais para fortalecer o relacionamento com as bibliotecas locais, avaliar suas necessidades, promover a integração entre as instituições e levar doações de acervo para complementar o acervo existente nessas instituições”, afirma a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Fabíola Costa.

Para receber o suporte do SEBP, que inclui formação de profissionais para bibliotecas, orientação sobre desenvolvimento de coleções, doação de livros e outras ações, basta ser cadastrado no Sistema e sinalizar o interesse em receber suporte técnico e doações.

Segundo Fabíola Costa, ao montar os roteiros das viagens, um contato com as bibliotecas da região visitada será realizado para saber sobre a disponibilidade de receber a equipe na data prevista.

Sobre o SEBP

O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas tem como objetivo apoiar os municípios na ampliação e no fortalecimento de suas bibliotecas públicas e comunitárias, por meio de ações, programas e projetos, além de conectar as bibliotecas municipais às ações do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP).

Instituído pelo Decreto 3054-N, de 02 de outubro de 1990, o SEBP tem como finalidade o assessoramento técnico aos municípios quanto à implantação, implementação, acompanhamento, desenvolvimento e monitoramento das bibliotecas públicas municipais e o apoio a bibliotecas comunitárias capixabas.

Além disso, o SEBP-ES realiza doações que servem como complemento para o acervo e da difusão da literatura e produções capixabas, sendo o foco da distribuição. O Sistema monta a doação de acordo com as necessidades de cada biblioteca.

SERVIÇO

As bibliotecas interessadas em fazer parte do SEBP ou aquelas que já fazem parte e desejam receber visita do projeto “SEBP na Estrada” podem entrar em contato pelo e-mail bibliotecas.es@secult.es.gov.br ou pelo WhatsApp (27) 98849-7505.

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro

Whatsapp: (27) 99753-7583