Projeto REMA promove imersão gratuita para fortalecer a cena musical capixaba
Tem início nesta quinta-feira (23) e segue até o domingo (26) a imersão musical gratuita promovido pelo projeto cultural independente Rema – Refúgio para Expressão Musical e Artística. A atividade, terá duração de quatro dias e acontecerá na Pousada Vilazinha, na Prainha, em Vila Velha. A formação contará ainda com a participação especial de Barro, artista pernambucano com três indicações ao Grammy Latino.
Voltado à formação, difusão fortalecimento de redes na música autoral capixaba, o REMA é contemplado com recursos do Edital 013/2024 – Difusão Musical do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult), por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura. O evento é gratuito e as inscrições foram realizadas em agosto último.
De acordo com diretora geral do projeto, Yasmin Piovezan, o REMA nasceu com o propósito de oferecer uma formação criativa de 360º, promovendo a capacitação técnica e artística de instrumentistas, cantores, compositores e produtores musicais em início de carreira no Espírito Santo. “A música é um instrumento potente de transformação. O REMA foi pensado para que artistas emergentes possam se conectar, produzir coletivamente e ocupar espaços de decisão no mercado cultural”, afirmou.
A curadoria, realizada por Yasmin Piovezan, Gavi e Anita Ramalhete, priorizou representatividade de gênero, raça e território, resultando em um grupo diverso de artistas selecionados: Ada Koffi, Xavier Lucas, Rebel, DJ Negga (Piúma), Lívia de Paula, Isqueiro Black, Amaya (São Mateus) e Érika Nasser. Todos atendem aos critérios de residência no estado, maioridade, carreira autoral comprovada e até uma obra lançada.
Programação e eixos formativos
A imersão de quatro dias será realizada na Prainha, em Vila Velha, na Pousada Vilazinha, e está estruturada em quatro eixos principais:
-Acessibilidade cultural (Yasmin Piovezan)
-Planejamento de redes (Gavi)
-Oficinas teóricas e práticas de composição e produção musical, incluindo visita técnica ao Estúdio Selva Rec.
-Masterclasses sobre indústria musical, direitos autorais e elaboração de projetos para música
Participação especial
O convidado especial, Barro, de Pernambuco, tem três indicações ao Grammy Latino (2021, 2023 e 2025), além de três álbuns lançados e parcerias com artistas como Chico César, Mariana Aydar e Duda Beat. Sua participação simboliza a integração entre a cena musical capixaba e o circuito nacional da música independente.
Saiba mais sobre o Projeto REMA — Imersão Musical 2025
Contato: projeto.rema.contato@gmail.com
Instagram: @rema.artista
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br