27/08/2024 12h22

Projeto ‘Permitir Afeto’ chega a João Neiva com palestras e residência artística

Fotos: Pammela Marques Campos

Em mais uma etapa de sua jornada artística e educacional, o artista plástico Rick Rodrigues apresenta novos desdobramentos de seu projeto recente, "Permitir o afeto", iniciado em 2022. Nesta quarta-feira (28), acontece a primeira atividade do projeto complementar “Permitir o afeto [edição residência artística + ateliê nas escolas de JN]”.

Neste novo ciclo, os participantes terão acesso a uma palestra sobre resgate de memórias por meio dos órgãos sentidos com a curadora, artista visual, musicista e mestra em artes Dani Nogueira, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) “Pedro Nolasco” e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) “João Neiva”.

Após essa primeira etapa, Rick Rodrigues fará uma residência artística com as turmas. O objetivo central da vivência com o artista é criar duas obras bordadas em placas de acrílico para expor no ponto de ônibus da Praça Nossa Senhora do Líbano, no Centro da cidade de João Neiva. O espaço, que já recebeu outras obras de Rick Rodrigues, é um ponto de referência em João Neiva tanto por sua posição central quanto pelo número de transeuntes que passam por ali.

A partir do encontro de formação de professores, Rodrigues alcançará todas as escolas da rede pública de ensino do município em ação firmada com a Secretaria Municipal de Educação de João Neiva (Semed). O artista ministrará uma oficina com todos os professores de artes, momento em que serão entregues os materiais didático e pedagógico, além dos itens de bordado para a criação dos ateliês em cada unidade escolar.

Os participantes receberão caixas com rolos de malha coloridos e uma estrutura de ferro (1 m x 1,50 m), produzida com trama de tela galvanizada para os multiplicadores trabalharem com os alunos. Essa etapa do projeto atingirá 12 escolas e, aproximadamente, três mil alunos.

Durante os primeiros meses do projeto, as ações serão restritas ao público escolar, à equipe do projeto e à Semed. Essa etapa inicial será composta por oficinas, palestras, ateliês e residência artística. Posteriormente, em novembro, serão abertas ao público em geral duas exposições em espaços urbanos de João Neiva, na qual serão expostas obras resultantes da iniciativa. Ainda durante as mostras, uma programação específica contemplará roda de conversa com a curadora, visita guiada com Rick Rodrigues e uma oficina para o público amplo.

O projeto “Permitir Afeto” é realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), do Edital Seleção de Projetos de Artes Integradas, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), desenvolvido com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (Minc).

Sobre o artista:

Cria do CB, o bairro Crubixá, em João Neiva, Rick Rodrigues é artista plástico e mestre em artes pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Trabalha com séries de desenhos, gravuras, bordados, objetos e instalações. Rick Rodrigues também integra o Coletivo Almofadinhas, formado por três artistas que utilizam o bordado para elaborar suas obras, enfatizando memória, gênero, afetividade e sexualidade. O artista apresentou 11 exposições individuais, participou de mais de 50 exposições coletivas, ministra oficinas de desenho e bordado experimental e vivencia residências artísticas com frequência.

Site/portfólio: https://www.rickrodrigues.com/

Instagram: https://www.instagram.com/rickrodriguess/

Serviço:

“Permitir o afeto [Edição residência artística + ateliê nas escolas de JN]”, do artista plástico Rick Rodrigues

Curadoria: Dani Nogueira.

Residência artística e ateliê nas escolas de João Neiva/ES: de agosto a novembro de 2023 (todas as escolas da rede pública, incluindo as creches e o ensino médio). Exposições previstas para novembro de 2023.

Parceria Educativa: Secretaria Municipal de Educação de João Neiva

Produção Executiva: Rud Gonçalves