22/03/2024 10h53 - Atualizado em 22/03/2024 10h57

Projeto oferece escola de circo gratuita para crianças e adolescentes em quatro bairros de Vitória

O grupo de artes cênicas Árvore Casa das Artes está com inscrições abertas para a segunda edição da Escola de Circo e Teatro, que tem início no dia 3 de abril, na Piedade, em Vitória. As atividades são voltadas para crianças e adolescentes, com idade entre 10 e 16 anos, moradores dos bairros Piedade, Moscoso, Fonte Grande e Morro da Capixaba. 

Ao todo, o curso oferece 40 vagas gratuitas, com aulas realizadas sempre às quartas-feiras, das 17h30 às 19h30, durante quatro meses de atividades. Ao final do curso, estão previstas apresentações híbridas de circo e teatro com os alunos. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas neste link. A única exigência é que a criança ou o adolescente estejam regularmente matriculados em uma instituição de ensino.

Realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult), o projeto visa dar continuidade e potencializar a atuação comunitária da Árvore Casa das Artes no Morro da Piedade, garantir o direito de acesso ao teatro e ao circo e possibilitar o aprofundamento das atividades formativas no campo das artes cênicas, promovendo a educação estética e o reconhecimento do teatro e do circo como potencial campo de trabalho e renda.

Entre os resultados previstos pela inciativa está a realização de dois espetáculos híbridos, mesclando as linguagens circense e teatral, a partir da formação realizada com as turmas. Ao longo do processo, serão feitos ensaios abertos nas quadras de esportes da Piedade e da Fonte Grande, e as apresentações na quadra da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Anacleta Schneider Lucas, na Fonte Grande.

O projeto vai promover também, após cada ensaio aberto, rodas de conversa que vão funcionar como recurso avaliativo dos resultados alcançados em cada etapa do processo – propiciando ainda o aprofundamento da fruição e do pensamento estéticos.

Árvore Casa das Artes

O grupo foi criado em 2016, em Vitória. De base familiar, busca afirmar um modo de fazer teatral popular, produzindo sua linguagem a partir do interesse e do diálogo entre os campos do teatro de rua, o teatro de animação e o circo – com especial atenção à palhaçada. Formado por artistas e professores pertencentes à classe trabalhadora, tem como compromisso produzir bens culturais que possam ser apresentados em lugares (ruas, praças, parques, escadarias e becos) onde a condição econômica não seja um fator determinante para privar o cidadão do acesso e da fruição da obra de arte.

Serviço: 

Escola de Circo e Teatro

Quando: a partir de 3 de abril, sempre às quartas-feiras (com duração de quatro meses)

Horário: das 17h30 às 19h30

Local: Quadra de Esportes da Piedade e Telecentro da Piedade, Rua Filomeno Ribeiro, 158, Piedade, Vitória

Inscrições gratuitas neste link 

Mais informações no site https://www.arvorecasadasartes.com.br/



Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli

Telefone: (27) 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br 




Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard