02/12/2025 15h49

Projeto Mulher Território: Vivências e Resistências Culturais lança websérie em Aracruz nesta sexta (05)

O projeto “Mulher Território: Vivências e Resistências Culturais” lança websérie em três episódios, com estreia nesta sexta-feira (05), no Ponto de Cultura Rembyapo, localizado na Aldeia Boa Esperança, em Aracruz, a partir das 17h30. A produção é resultado de uma iniciativa para a formação do coletivo Jokana Ahã — Multiétnico de Mulheres Indígenas no Audiovisual do Espírito Santo. A entrada é gratuita.

O projeto foi contemplado no Edital de Produção de Conteúdos Digitais do Estado do Espírito Santo, com recursos da Lei Paulo Gustavo (2023), por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e do Ministério da Cultura, do Governo Federal.

 Durante a imersão formativa, as participantes vivenciaram oficinas intensivas conduzidas pelas realizadoras Takirawã Pataxó, Tanawara Pataxó e Karen Pataxó, que compartilharam seus saberes e experiências no cinema indígena contemporâneo.As oficinas abordaram conteúdos essenciais para a criação audiovisual, tais como os fundamentos de roteiro, a construção de narrativa, a captação de imagem e a gravação de vídeo. Com atenção ao olhar cultural e territorial das mulheres indígenas, essa etapa formativa integrou o processo de criação da websérie.O evento reunirá comunidade, parceiros e apoiadores para celebrar esse importante marco de representatividade, autonomia e fortalecimento das narrativas indígenas no audiovisual.

Serviço
Lançamento da websérie: Mulher Território: Vivências e Resistências Culturais

Data: Sexta-feira, 05 de dezembro
Horário: 17h30
Local: Aldeia Boa Esperança, Distrito de Santa Cruz, na Rodovia ES-010, próxima à ponte do Rio Piraquê-Açu, Aracruz
Entrada: Gratuita

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli

Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard