28/03/2017 17h13 - Atualizado em 29/03/2017 17h51

Projeto Imanência abre seleção para mediadores culturais

 
O Projeto Imanência, ação direcionada para formação de educadores e que aborda os conceitos de identidade e subjetividade da pluralidade étnico-racial brasileira abriu inscrições até o próximo dia 30 de março, quinta-feira, para pessoas interessadas em atuarem como mediadores da etapa expositiva. Esta fase acontece dos dias 18 de abril a 18 de maio, no Raiz Forte Espaço de Criação, espaço cultural localizado na Escadaria do Rosário, no Centro de Vitória.

 Sob a forma de voluntariado e mediante certificação, os mediadores atuarão na execução da proposta de arte-educação do Imanência sendo os responsáveis pelo atendimento dos visitantes durante o período expositivo.  Além do preenchimento da Ficha de Inscrição que estarão abertas até a próxima quinta-feira (30/03), faz parte da seleção uma entrevista presencial que será realizada na manhã de sábado (1º) no Raiz Forte Espaço de Criação,

 O objetivo nesta fase do projeto é mobilizar interações com o visitante com o uso de recursos multimídia, além de apresentar a reconstrução das experiências dos educadores vivenciadas durante a primeira fase do projeto intitulada Imersão. A primeira parte consistiu em um encontro com educadores que colaboraram com a criação de conteúdos visuais e multimídias que também integrarão a Exposição. Os encontros dessa etapa aconteceram nos dias 16, 18 e 23 de março e contaram com cerca de 30 participantes.

 Esta iniciativa conta com recursos do Fundo Estadual de Cultura do Espírito Santo, por meio de projeto contemplado pelo Edital nº 002/2016 - Valorização da Diversidade Cultural, e tem apoio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh), do programa de rádio Afro-Diáspora e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Ufes.

   Raiz Forte + Macunaímãs 

O Imanência é resultado da parceria entre outros dois projetos: o Raiz Forte e o Macunaímãs, e todas as suas ações acontecerão no Raiz Forte Espaço de Criação, no Centro de Vitória. A parceria entre o Macunaímãs (www.macunaimas.com.br) e o Raiz Forte (www.projetoraizforte.com.br) se deu em 2016, no Museu Capixaba do Negro, ocasião em que essas duas iniciativas promoveram a capacitação de 26 arte-educadores da Grande Vitória

 Dessa experiência e inspirada na pluralidade étnico-racial brasileira, foi desenvolvida a coleção de ímãs para geladeira: “Macunaímãs Raiz” que é composta por quatro kits de personagens com adereços e formas que possibilitam inventar cabelos e penteados, além de ser uma alternativa para produtos dessa natureza no universo dos brinquedos.


Até Quinta-Feira (30/03) –

FICHA DE INSCRIÇÃO de Mediadores Culturais: http://bit.ly/2mBNQSi

Site do Projeto Imanência: https://sites.google.com/view/imanencia/

 Informações à Imprensa:

- Paulo Gois Bastos / 27-98134-6831 / projetoraizforte@gmail.com

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard