16/04/2025 14h56 - Atualizado em 16/04/2025 14h57

Projeto ‘Do Lixo ao Livro’ valoriza trabalho dos catadores em Flexal, Cariacica

O projeto "Do Lixo ao Livro – Formação em Editoração Cartonera e Economia Criativa", que visa formar catadores, filhos, netos de catadores e demais jovens em editoração de livros cartoneros. A oficina está com inscrições abertas até o dia 27 de abril.

As inscrições são prioritárias para jovens de 14 a 29 anos, que residam em Flexal I, II, Nova Canaã e bairros vizinhos; catadores de recicláveis ou parente de catadores, e PCDs. Além disso, podem se inscrever também moradores de Cariacica com interesse em participar.

Increva-se!

O resultado das inscrições será publicado na primeira segunda-feira (05) do mês de maio. 

Sobre o projeto

Com uma abordagem que mistura literatura, artes plásticas, economia criativa e sustentabilidade, o projeto "Do Lixo ao Livro” visa a resgatar e valorizar a profissão de catador. Inspirado pela experiência da editora Dulcinéia Catadora, o projeto busca transformar a coleta seletiva e o uso de papelão em uma forma de arte e negócio, ampliando o impacto social e ambiental dessa prática.

Serão realizados sete encontros, ao longo de dois meses, no Centro de Referência das Juventudes (CRJ) de Flexal, com a participação de 20 jovens. Ao final da formação, os participantes receberão uma bolsa de R$ 500,00 e terão a oportunidade de lançar as obras que produziram, em um evento de encerramento que contará com grafitti, apresentações musicais e um sarau poético com os jovens autores. A proposta também inclui a promoção da coleta seletiva na comunidade, com a distribuição de panfletos educativos sobre o descarte correto de materiais recicláveis.

O coletivo Poesia Inútil, formado por artistas capixabas, será um grande parceiro do projeto, contribuindo com sua experiência em incentivar a leitura e as publicações independentes. Por meio do selo Selin Inútil, o coletivo apoiará a produção de livros artesanais, agregando valor e visibilidade à produção dos jovens.

"A ideia é criar uma nova forma de olhar para o trabalho dos catadores, destacando o papel fundamental da coleta seletiva e mostrando como materiais recicláveis, como o papelão, podem ser transformados em arte e fonte de renda", ressaltou o idealizador do projeto, Vitor Miguel. Ele destacou também a importância de envolver a juventude, que, muitas vezes, vê o trabalho dos catadores de maneira negativa, ressignificando essa profissão e criando alternativas de geração de renda.

O projeto está estruturado em três etapas principais:

  1. Seleção de Bolsistas: Serão selecionados 20 jovens para participar da formação, com bolsas de R$ 500,00 ao final do curso, desde que cumpram 70% das atividades. A seleção ocorrerá por meio de formulário e se necessário por meio de entrevistas, para seleção final, com foco no engajamento com o tema e o contexto social dos/das jovens inscritos/as.

  2. Atividades de Formação: A formação será dividida em seis segmentos: Coleta Seletiva e Meio Ambiente, Escrita Criativa e Literatura, Encadernação e Produção Literária, Artesanato e Pintura, e Elaboração de Projetos Culturais. Cada atividade será ministrada por profissionais renomados de cada área.

  3. Evento de Lançamento: Após a conclusão do curso, será realizado um evento de lançamento dos livros cartoneros produzidos pelos participantes. Esse evento terá apresentações culturais, como música, dança e um sarau poético. O livro será produzido de forma artesanal e limitada a 100 exemplares, sendo uma edição independente e exclusiva.

O projeto conta com a parceria da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis FlexVida, que ajudará na mobilização local e na educação sobre coleta seletiva. A realização é com recursos do Fundo de Cultura do Estado (Funcultura), por meio da Secretária da Cultura (Secult).

Acompanhe o projeto: instagram.com/dolixoaolivro

Para dúvidas entre em contato com o e-mail: dolixoaolivrocartonero@gmail.com

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard