22/05/2022 20h18 - Atualizado em 24/05/2022 14h07

Projeto de capoeira ‘Mulheres na Roda’ realiza roda de conversas e oficina presencial de dança em Vitória

O debate será transmitido pelo canal do projeto no YouTube e a atividade será presencial, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória.

A programação do Projeto de capoeira “Mulheres na Roda” traz duas importantes atividades neste mês de maio. O primeiro é o “Conversas sobre capoeira e gêneros”, que é a sexta e última roda de conversa com a presença das mestras de capoeira Mestra Janja e a Mestra Nagô. O evento terá transmissão pelo canal do projeto no YouTube, no próximo dia 25 de maio.

 A oficina Dança Afro será realizada presencialmente na sala do Projeto de Extensão Capoeira, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que acontece no dia 26 de maio. As atividades são gratuitas e o projeto foi contemplado no Edital 012/2020 – Patrimônios Imateriais.

Conversas sobre capoeira e gêneros

“A mulher negra na roda de capoeira” é o último assunto das lives do Projeto “Mulheres na Roda: conversas sobre capoeira e gêneros”, que acontece no dia 25 de maio. A programação traz para a sexta e última roda de conversa a Mestra Janja, docente do Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo, da Universidade Federal da Bahia (FFCH/UFBA), e mestra de capoeira mundialmente reconhecida por seus estudos e trabalhos sobre as mulheres nos contextos das culturas populares e tradicionais de matrizes africanas.

Também terá a participação da Mestra Nagô, que, além de capoeirista, é formada em Educação Física pela Universidade Bandeirante de São Paulo, além de especializada em biomecânica e educadora social (metodologia Freiriana).

A conversa tem como tema “A mulher negra na roda de capoeira” e será mediada pela capoeirista e advogada Mariana Leandro Pereira. O objetivo é abordar a capoeira como cultura afro-brasileira, que serve de estímulo ao resgate e ao fortalecimento da identidade étnico-racial de mulheres negras.

A transmissão será ao vivo pelo canal do projeto no YouTube, por meio do LINK

Assim, o Projeto “Mulheres na Roda: conversas sobre capoeira e gêneros” chega ao final das rodas de conversas propostas. As rodas de conversa anteriores se encontram disponíveis no LINK

Além disso, o projeto conta com a programação das oficinas presenciais e gratuitas de dança afro, samba de roda e congo, que acontecerão em Vitória e serão divulgadas após a live. As vagas são limitadas e mediante inscrição prévia. A atividade inclui espaço para lazer e recreação de crianças e lanche.

Oficina de Dança

As conversas sobre capoeira e gêneros, além da primeira oficina de dança afro, vão dar início à programação de oficinas presenciais que terão como temática a vivência com manifestações populares e/ou correlatas ao universo da capoeira, valorizando estas práticas que enriquecem a própria prática da capoeira e têm o intuito de estreitar os laços entre capoeiristas.

Após cada oficina, será realizada uma roda de capoeira, aberta e coordenada por mulheres, integrando elementos das respectivas oficinas ao jogo da capoeira.

Na primeira oficina, o projeto traz a renomada Giovana Gonzaga, professora qualificada em diversos cursos de dança (afro, orixás, clássica, jazz, técnicas circenses etc.), que participou de uma série de espetáculos de dança e coreografou outros tantos, incluindo a ala coreografada da Unidos de Jucutuquara nos últimos carnavais.

A participação é gratuita, mas para garantir a vaga, a/o interessada/o deve solicitar inscrição prévia, por meio do preenchimento do formulário, no LINK Vagas limitadas.

Serão adotados os protocolos de segurança em saúde praticados e exigidos pelas normas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Uso de máscara é obrigatório. Haverá concomitantemente transmissão ao vivo pelo canal @beribazusabade no Instagram.


Serviço:


Conversas sobre capoeira e gêneros
 

Quando: 25/05 (quarta-feira)
Horário: 19 horas
Onde: Canal do projeto no YouTube 

Link da entrevista: https://www.youtube.com/watch?v=ID5R3EjdweE



Oficina Dança Afro

Quando: 26/05/2022
Horário: 19 horas
Onde: Sala do Projeto de Extensão Capoeira UFES - Centro de Educação Física, Ufes – Goiabeiras, Vitória.


Formulário no link:  https://forms.gle/hQf1bGXbqdjUm1ap6.

Currículos das participantes: 

Mestra Janja Araújo: é formada em História (UFBA) e tem mestrado e doutorado em Educação (USP) e pós-doutorado em Ciências Sociais (PUC/SP). É docente do Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo (FFCH/UFBA), e mestra de capoeira, sendo cofundadora do Instituto Nzinga de Estudos da Capoeira Angola e Tradições Educativas Bantu no Brasil, uma organização que realiza trabalhos em várias cidades brasileiras e dez países. Começou sua iniciação na capoeira em 1982. Atualmente, se dedica aos estudos sobre as mulheres nos contextos das culturas tradicionais e populares de matrizes africanas.

Sua trajetória é também marcada pelo diálogo permanente com as organizações das mulheres tanto no contexto das lutas por autonomia e enfrentamento às violações de direitos, quanto nestes contextos tradicionais, com ênfase nos movimentos que se formam no interior da capoeira, ressaltando seu caráter transnacional.

 

Mestra Nagô: iniciou na capoeira em 1998, em um projeto social para crianças e adolescentes, chamado “Associação União de mães do Jd. das flores”, na cidade de Osasco, São Paulo, com a supervisão do Mestre Dantas, com aulas sendo ministradas pelo professor Júlio César. Em 2014, fez parceria com dois professores e criaram o Instituto Batuquegê Capoeira.

Além de capoeirista, bacharel em Educação Física, é formada pela Universidade Bandeirante de São Paulo, especializada em biomecânica, e educadora social (metodologia Freiriana). Em 2019, foi reconhecida como embaixadora do Instituto Brasileiro de Capoeira, que reconhece trabalhos realizados pela Capoeira dentro da educação. Atua como arte educadora desde 2006. Organizadora do evento “Movidas pela Capoeira”, que luta pelo empoderamento da mulher, equidade de gênero, resgate da capoeira como cultura de raiz afro-brasileira e contra a violência contra a mulher, sexismo, machismo.

 

Mariana Leandro Pereira: formação em Direito, com certificação em Mediação de Conflitos Extrajudiciais, é monitora de Grupo de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Tem ampla experiência em educação, como gestora de projetos, e é consultora em implementação de currículos internacionais. Tem experiência profissional em diversos setores, cinco anos de experiência internacional, sendo seis meses na Itália e quatro anos e meio na Inglaterra, atuando nas esferas pública, privada e em instituições sem fins lucrativos. Tem capacidade de liderança, é instrutora de treinamentos, mediadora, com habilidade para lidar com o público e trabalho em equipe.




Informações à Imprensa:  

Assessoria de Comunicação da Secult

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac

(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 99902-1627

secultjornalismo@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

https://www.facebook.com/SecultES/

https://www.instagram.com/secult.es/

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard