Projeto ‘Colatinas: a cidade delas’, da artista Juliana de Moraes, conquista 2º lugar no Prêmio ELAS 2025
A artista e produtora cultural Juliana de Moraes conquistou o 2º lugar na categoria “Promoção da Igualdade de Gênero” do Prêmio ELAS 2025, com o projeto “Colatinas – a cidade delas”. O prêmio é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio Secretaria das Mulheres (SESM) para reconhecer ações que fortalecem o protagonismo feminino.
O projeto premiado, “Colatinas – A cidade delas”, foi contemplado pelo Edital n° 03/2024 – Meu Primeiro Edital, da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC), Governo Federal.
A partir do incentivo obtido com o Edital, a artista Juliana de Moraes desenvolveu uma prática artístico-social que dialoga com território, maternidade, identidade, corpo e memória, valorizando mulheres colatinenses a partir da fotografia e da escuta sensível. Ao todo, mais de 800 pessoas foram impactadas presencialmente pelas ações, e cerca de 15 mil pessoas foram alcançadas pela exposição virtual e as redes sociais do projeto.
Agora, com o recurso do Prêmio ELAS, serão realizadas oficinas continuadas de Consciência Corporal com mulheres atendidas pelo Centro Margaridas, ampliando o cuidado emocional e físico do público feminino da cidade. O prêmio também garantirá a continuidade da comunicação e da rede de apoio construída pelo projeto.
Para Juliana de Moraes, o reconhecimento tem significado especial. “Receber este prêmio logo após realizar Meu Primeiro Edital é profundamente simbólico. Acredito na arte como potencializadora de transformação socioambiental, capaz de mitigar desigualdades. Colatinas é uma homenagem às mulheres que são o alicerce da nossa sociedade. Através das políticas públicas, torna-se possível transformar vidas por meio da arte e da cultura, e é isso que me move.”
Ações realizadas pelo projeto:
- 10 ensaios fotográficos com mulheres e mães de diferentes perfis;
- Exposição no Cristo Redentor de Colatina (outubro–novembro/2025);
- Feira da Mulher Criativa, fortalecendo o empreendedorismo feminino e apresentações artísticas;
- Oficina de consciência corporal;
- Roda de conversa sobre saúde mental materna;
- Exposição virtual e campanha digital com acessibilidade.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br