29/05/2024 14h09 - Atualizado em 29/05/2024 14h10

Projeto ‘A cidade se faz no caminho’ vai selecionar fotos de ruas capixabas para mostra no sul do Estado

“O que atravessa os fotógrafos capixabas em seus caminhos? Quais memórias as cidades preservam?” É o que pretende responder a Mostra de Fotografia Capixaba: “A cidade se faz no caminho”, idealizada pela premiada fotógrafa e artista Taynara Barreto, residente em Alegre. A ideia é que fotógrafos de todo o Estado enviem olhares sobre suas cidades do coração para a exposição.

As inscrições da convocatória estão abertas para fotógrafos de todo o Espírito Santo, amadores ou profissionais, maiores de 18 anos, do dia 28 de maio ao dia 11 de junho. O resultado será publicado no dia 15 e vai virar exposição on-line, no site do projeto, e presencial, nas ruas de Alegre. Cada artista poderá enviar uma única foto, por meio do endereço eletrônico https://acidadesefaznocaminho.com/.

“Cada olhar vai enxergar alguma coisa pelo caminho e assim se monta a mostra, incentivando o turismo no Espírito Santo e exaltando nosso orgulho de sermos capixabas. Cada foto vai fazer parte desta importante ferramenta de cultura. Queremos também gerar um senso de comunidade para inspirar as pessoas. A cidade se faz no caminho tem muito disso, de percebermos e nos reconhecermos nos nossos caminhos”, explica Taynara Barreto.

As fotografias selecionadas farão parte da exposição virtual no site da Mostra de Fotografia Capixaba: “A cidade se faz no caminho”, e também da intervenção urbana nas ruas do município de Alegre. Como ferramenta de acessibilidade, o projeto pensou em materiais impressos em braille com informações da exposição. Parte da tiragem desse material deverá ser distribuída gratuitamente nos sinais do Centro da cidade de Alegre para a sociedade, outra remessa doada para a Casa da Cultura de Alegre, e alguns exemplares doados para a Biblioteca Municipal de Alegre e o Instituto Luiz Braille do Espírito Santo.

Lei Paulo Gustavo

O projeto, contemplado pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), é um desdobramento do projeto vencedor do XVI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, proposto por Taynara Barreto em 2021. Na época, a artista propôs aos participantes, todos não fotógrafos, uma oficina sobre mobgrafia, realizou uma caminhada fotográfica com a reflexão de valorização da alteridade urbana pós-pandêmica e seus impactos na cidade de Alegre, sul do Estado.  O projeto auxiliou no entendimento da preservação da memória, contexto histórico, sociocultural, fortalecimento do turismo e o reconhecimento da importância de cidades interioranas, assim como aproximou o fazer artístico da sociedade civil.

A organização da Mostra de Fotografia irá priorizar a seleção de candidatos moradores e moradoras de bairros atendidos pelo Projeto Estado Presente. Além disso, 20% do total de vagas da Mostra de Fotografia serão destinados a negros, indígenas, mulheres, LGBTQIAP+ e pessoas com deficiência.

O edital completo e a ficha de inscrição encontram-se disponíveis no site https://acidadesefaznocaminho.com/

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro
Whatsapp: (27) 99753-7583