10/10/2018 15h05 - Atualizado em 10/10/2018 15h28

Programação especial encerra a exposição "Parede Marginal" na Biblioteca Pública

A exposição "Parede Marginal" encerra sua passagem pela Biblioteca Pública do Espírito Santo nesta quinta-feira (11), às 19h, com uma programação que pretende dar espaço aos grupos urbanos e à diversidade cultural. Os idealizadores do projeto, Ediphôn Souza e Bethânia Ramos, convidaram a banda As Alquimistas; os coletivos CorpoCêntrica e Fragmento, para performances artísticas; Wanderson Viana com o projeto Corpo Flor, websérie sobre identidade sexual e racial; o Coletivo Nísia para uma batalha de Slam e Thiago Modesto, DJ de rap music. A entrada é franca.
A partir de provocações sobre a homofobia e homenageando personagens importantes para a luta negra, o “Parede Marginal” é um trabalho político, expositivo e literário que caminha pela Grande Vitória propondo que os grupos oprimidos tenham voz no cenário artístico. O projeto teve suas primeiras ações em junho deste ano, na XXI Semana Cultural da Faculdade Saberes, tendo uma grande repercussão pelo seu cunho social. Depois disso, adotou um caráter itinerante, propondo conversas e exposições em escolas, bibliotecas, galerias, vielas e ruas, com os lambe-lambes. “Nossa produção é uma arte de rua, mas queremos invadir os lugares das grandes exposições e dar protagonismo aos artistas que pertencem a essas comunidades periféricas”, explicouEdiphôn. 
 
Exposição
O projeto foi realizado na Biblioteca Estadual no mês de agosto, com uma programação que envolveu dança, música, poesia e mesas-redondas, estas intituladas de "A arte como força política de resistência: a luta LGBTQI+" e "A arte como força política de resistência: o grito preto", nos dias 27 de setembro e 04 de outubro, respectivamente. Quando perguntado sobre os possíveis impactos dessas ações, Ediphôn se demonstrou satisfeito. “Estou muito feliz com tudo que a gente conquistou. Depois de tudo o que escrevi e produzi, sinto que eu, por exemplo, agora pertenço à cidade de outra forma”, concluiu.
  Serviço:
Encerramento da exposição “Parede Marginal”, de Ediphôn Souza e Bethânia Ramos, com a apresentação da banda As Alquimistas; performances artísticas com os coletivos CorpoCêntrica e Fragmento; exibição de um episódio do Projeto Corpo Flor; batalha de Slam com o Coletivo Nísia e rap music com Thiago Modesto.
Data: 11 de outubro de 2018
Horário: 19h
Local: Av. João Batista Parra, 165, Praia do Suá, 29052120, Vitória-ES
Entrada franca.
Texto: Maria Fernanda Conti
Estagiária de Comunicação da Biblioteca Pública do Espírito Santo
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz
Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627
Facebook: secult.espiritosanto

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard