Produção capixaba concorre em sete categorias no maior festival de webséries do mundo
A websérie “Raros”, dirigida pela cineasta Thais Helena Leite, é destaque no Rio Webfest 2025, o maior e mais inclusivo festival de websérie do mundo. Produzida no Espírito Santo, a obra foi selecionada para a 11ª edição do evento com um conjunto expressivo de indicações e disputa também o voto popular em duas categorias. A exibição oficial de “Raros” acontece na sexta-feira (28), às 15h, no Cinema Rio Web Fest – Galeria Par.
A websérie foi viabilizada com recursos do Fundo Estadual de Cultura do Espírito Santo (Funcultura), por meio da Secretaria de Cultura (Secult), e pela Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (MinC), Governo Federal.
A produção concorre nas categorias de votação popular a Melhor Série/Vídeo e Melhor Personalidade, para a atriz Alice Leite Bragança. E disputa aos prêmios de júri técnico como Melhor Websérie Educacional, Melhor Websérie de Diversidade e Melhor Trilha Sonora, assinada pelo músico Leo de Paula. A série também foi indicada para de Melhor Performance de Não-Ficção, novamente com a atriz Alice Leite Bragança, que interpreta uma das personagens centrais da produção.
Outra indicação de grande relevância é o Prêmio de Acessibilidade, decorrente de um desdobramento direto da websérie: inspirada pela obra, a professora Claudia Vieira, junto a alunos do curso de Libras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), desenvolveu um glossário médico em Libras em parceria com o Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam) e a Santa Casa de Misericórdia de Vitória, destinado a ampliar o atendimento de pessoas surdas na área da saúde.
A obra pode ser assistida através do canal oficial no Youtube (@raroswebserie), e o público pode participar da votação do festival por meio do link.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br