07/07/2023 15h57

Primeiros projetos contemplados pelo edital Circulação e Intercâmbio começam a ganhar o mundo

Os primeiros projetos contemplados pelo edital Circulação e Intercâmbio, no ciclo maio, já começam a ganhar a estrada. Além de participarem de eventos em outros estados brasileiros, alguns dos artistas capixabas selecionados também apresentam seus trabalhos fora do país – em Cabo Verde e na Holanda.

Confira ao final da matéria o calendário completo do primeiro ciclo.

A circulação cultural tem início já nesta sexta-feira (07), com o instrutor de capoeira Lindomar de Souza Silva, que viaja para Eunápolis, na Bahia, onde participa de um intercâmbio no qual vai ministrar uma oficina de elaboração de projetos culturais destinada a instrutores, professores, contramestres e mestres de capoeira.

Lindomar de Souza Silva, instrutor de capoeiraLindomar de Souza Silva, instrutor de capoeira Integrante do grupo Águia Acrobatas Capoeira e idealizador do projeto Na Cadência da Ginga, Lindomar de Souza Silva tem como objetivo incentivar os docentes do grupo, atuante em diversas regiões do país, a transformar seus trabalhos por meio de apoio tanto do poder público quanto da iniciativa privada, buscando a valorização da capoeira e também a ampliação do acesso das pessoas às ações promovidas pelo grupo.

Realizado na região de Nova Rosa da Penha, em Cariacica, o projeto Na Cadência da Ginga é uma ação voluntária com foco na cultura popular, promovendo oficinas de capoeira, maculelê, puxada de rede, musicalidade de capoeira, ludicidade e primeiros socorros.

“O edital Circulação e Intercâmbio é de grande importância para a cultura. Sem um edital como esse, eu não conseguiria viajar até a Bahia para participar dessa troca de conhecimento. Com isso, aqueles que desenvolvem trabalhos sociais e ainda não sabem como buscar recursos podem se beneficiar de políticas culturais como essa”, afirma Lindomar de Souza Silva, que fica em Eunápolis até domingo (09).

Na próxima semana, entre os dias 12 e 26, a artista visual Tatiana Gomes Rosa e a cientista social, historiadora e crítica de cinema Renata Beatriz Rodrigues da Costa participam do evento Mudjeris di li i di lá: Género, Ancestralidade e Direitos, em Cabo Verde. Trata-se de um projeto de intercâmbio, intervenção e compartilhamento que visa promover trocas diversas a fim de aproximar experiências de mulheres brasileiras e africanas no enfrentamento da desigualdade de gênero, ampliando suas potências de realização e resistência, que se dão sobretudo pela promoção do bem-viver, nos saberes e sabores, na saúde, nas práticas de educação, culturais e na luta pelos direitos pela equidade.

O edital

Com novo formato, incluindo mais recursos e inscrições para eventos o ano todo, o edital Circulação e Intercâmbio – lançado em maio pela Secretaria da Cultura (Secult) – marcou a retomada do fomento direto ao custeio de transportes terrestre e aéreo, possibilitando a diversos artistas e fazedores de cultura do Espírito Santo oportunidade de levar sua arte a diferentes lugares do Brasil e do mundo.

Por meio do edital, é possível levar espetáculos e shows de artistas do estado para além do território capixaba, bem como proporcionar participações em oficinas, cursos livres e residências artísticas em diferentes lugares dentro e fora do país. Ampliando o alcance da cultura produzida localmente, espalhando-a pelo mundo, e criando novas oportunidades para as carreiras artísticas.

Reformulação do antigo Edital de Locomoção, o novo edital será dividido em três linhas de apoio: circulação, formação e intercâmbio. Além disso, terá fluxo contínuo, com possibilidade de artistas, produtores e fazedores de cultura apresentarem suas propostas até 29 de dezembro. As reuniões da comissão permanente serão mensais, sempre no início do mês seguinte às inscrições.

Linhas de apoio

Circulação: fomento direto ao custeio de transporte terrestre e aéreo para artistas e fazedores de cultura do Espírito Santo realizarem shows e apresentações de música, dança, teatro e outras manifestações artísticas em diferentes lugares do Brasil e do mundo, divulgando a cultura capixaba e criando oportunidades para artistas e grupos locais se apresentarem fora do estado. Também contempla a participação em feiras, rodadas de negócio, simpósios e outros eventos afins. Pode contemplar, por exemplo, a apresentação (em eventos específicos) de trabalhos acadêmicos que tenham relação com a cultura capixaba.

Formação: participação em oficinas, cursos livres e residências artísticas em diferentes lugares do Brasil e do mundo, com o objetivo de promover a formação e a capacitação técnica, além de criar novas possibilidades de criação e produção.

Intercâmbio: custeio da locomoção de artistas, grupos e companhias para participação em intercâmbios ou residências artísticas com outros grupos e artistas, bem como custeio para locomoção de profissionais do setor cultural – artistas, pesquisadores, curadores, jornalistas e demais agentes de outros estados e países para participar de eventos específicos no Espírito Santo.

O investimento total do edital é de R$ 900 mil – divididos em R$ 100 mil por mês. A referência é o mês de realização do evento ou projeto. Por meio do site da Secult, é possível acompanhar o valor já solicitado para todos os meses previstos no edital, de julho de 2023 a março de 2024. Assim, caso as datas do projeto sejam flexíveis, o proponente pode escolher o mês menos solicitado. A atualização do mapa de solicitações é mensal, acompanhando as decisões da comissão.

07/07 a 09/07

Lindomar de Souza Silva