20/08/2019 16h19

Prêmio Brasil Criativo abre inscrições para sua terceira edição

Premiação oficial da economia criativa brasileira é reconhecida por projetar a nova geração de empreendedores criativos do país.

 No Brasil, o setor da economia criativa se destaca pelo crescimento de segmentos como o audiovisual, artes visuais, moda, o design e também geram saldo positivo na balança comercial com seus principais parceiros internacionais. Como forma de reconhecer e valorizarestes tipos de empreendimentos e negócios, o Ministério da Cidadania abre as inscrições da terceira edição do Prêmio Brasil Criativo.

 A premiação oficial do setor, recebeu a chancela do então Ministério da Cultura em 2014 e o apoio institucional da UNESCO em 2016. As inscrições serão realizadas diretamente no site do Prêmio Brasil Criativo (http://www.premiobrasilcriativo.com.br/).

 Além do reconhecimento, os vencedores do Prêmio Brasil Criativo terão suas histórias retratadas em um documentário. Cada projeto ganhador será destacado em episódios distintos, para que os empreendedores possam apresentar de forma inovadora seus negócios a possíveis investidores, parceiros e voluntários. O documentário será lançado no dia 21 de abril de 2020, data em que se comemora o Dia Mundial da Criatividade.

 

De acordo com a gerente de Economia Criativa da Secult, Lorena Louzada, “a economia criativa gera renda e trabalho no Estado e a importância do Prêmio Brasil Criativo promove ainda mais o reconhecimento de um setor que só tende a crescer e fortalecer a economia capixaba”, destaca.

Categorias

Neste ano, o Prêmio contemplará 12 categorias divididas nos seguintes temas:

1 . Publicidade - Freelancer de Respeito

2.  Arquitetura - Cidades para Pessoas

3 .  Design - Wearables

4.  Moda - Sustentabilidade

5.  Expressões Culturais - Artesanato Digital

6 .  Patrimônio e Artes - Quero Museu Vivo

7.  Música - DJ do Ano

8 .  Artes Cênicas - Festivais que Transformam

9.  Editorial - Creators que Inspiram

10 .  Audiovisuais - Jogos Independentes

11.  P&D - Patente dos Sonhos

12. TIC - Apps que Educam

Os participantes passam por três etapas. Na primeira fase acontecem às inscrições online, após o preenchimento de todas as informações começa a segunda etapa, quando um time de curadores reconhecidos pelo destaque de seus trabalhos e nomeados pela organização selecionam seis projetos semifinalistas em cada uma das 12 categorias.

Na terceira fase, uma rede composta por colaboradores e diretores de grandes empresas patrocinadoras e interessada no assunto votarão nos projetos através da plataforma da premiação. Nessa seleção final, os profissionais vão definir os três finalistas de cada categoria, que voltarão aos curadores para a escolha do vencedor. 

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 30 de novembro deste ano, em São Paulo, dentro do Festival de Criatividade Pixel Show, em um auditório para 1.500 pessoas.

Mais informações:

Casé Comunica

Tel.: (11) 3060-8412 Ramal 27

Andréia Bittencourt / Rafael Serato/ Patrícia Casé / Fabiana Oliva

andreia@casecomunica.com.br/ rafael@casecomunica.com.br/patricia@casecomunica.com.br / fabiana@casecomunica.com.br 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac

(27) 3636-7111/99753-7583/99902-1627

secultjornalismo@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

https://www.facebook.com/SecultES/

https://www.instagram.com/secult.es/

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard