24/03/2020 17h18 - Atualizado em 07/04/2020 14h26

Premiados nos Editais de literatura disponibilizam seus livros gratuitamente

As publicações foram produzidas com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo.


Que tal aproveitar o tempo livre para conhecer publicações de autores capixabas? Listamos alguns livros selecionados nos Editais da Secult de 2018 que foram disponibilizados em plataforma digital. Os e-books contemplam diversos gêneros literários, como infantojuvenil, contos, poesias e dramaturgia.

A Secult entrou na onda de produtores culturais de todo o País, que vêm disponibilizado filmes, discos e livros em plataforma digitais como forma de levar entretenimento às pessoas, para que fiquem em casa, durante o processo de contenção da disseminação do Covid-19 (Coronavírus). 

Vamos continuar atualizando a lista na medida em que mais livros forem disponibilizados. 

Para colaborar com a difusão envie link do e-book e sinopse para secultjornalismo@gmail.com.

  

Confira a lista de livros 

Livros contemplados no Edital de Produção e Difusão de Obras Literárias 2018:

  _Golo, de Gabriel Vogas e thiago Egg |  Infantil

Sinopse: Muito baixo, muito fraco, muito roxo… Golo tem um problema para se divertir no seu planeta: ele não se encaixa no perfil ideal para nenhum jogo. Acompanhe Golo em sua jornada repleta de aprendizados pelo espaço em busca do jogo que possa ser jogado por todos, que vai levá-lo até um planetinha azul onde um grupo de amigos se diverte com uma estranha brincadeira onde meninos e meninas tentam fazer pontos chutando uma bola.

Leia AQUI.

 

   _Labirinto Mínimo, de Fernanda Tatagiba | Poesias

Sinopse: Labirinto Mínimo é uma busca por outros caminhos para a compreensão do outro e uma busca pelo entendimento de si próprio por meio da natureza, e esses caminhos e portas que se abrem são como labirintos. Os desenhos mostram bem essa organicidade e minimalismo dos poemas, é como se eles fossem vistos pelo microscópio.

Leia AQUI 

   _Calor Outro, Getúlio Souza | Poesia 

Sinopse: Na poesia de Getúlio, é um "corpo desorganismo" que assume a frente, como que entregue aos outros corpos numa proposta de trocas abertas à vida. Uma troca que alcança momentos de beleza singular em poemas como "Vou", onde lemos, num diálogo intenso com a avó, os versos: "Conto-te o caos?/ quando me mostrar a não lembrança". Assim contando-lhe, conta-nos, dá uma chance ao deslembrar como parte da poesia, pra que a gente não perca aquilo que nos falta. [Guilherme Gontijo Flores]

Leia AQUI 

 

 _Lama, de Marília Carreiro | Contos 

Sinopse: Partindo de questões sociais como a injustiça, a rotina esmagadora e a burocracia, Marília expõe as frustrações e contradições do ser humano em 20 contos, que muitas vezes beiram o insólito e o absurdo. 

Leia AQUI

 

   _A Lenda do Lagarto Azul, de Jonas Reis | Infantojuvenil

Sinopse: Imagine o lagarto da Pedra Azul movendo-se naquele magnífico monumento natural capixaba e fazendo de tudo para defender seu território. O livro apresenta a "origem" do lagarto da Pedra Azul e dá vida ao animal, uma lenda que pode se inserir definitivamente na cultura capixaba e principalmente no imaginário da população que vive na região montanhosa do Espírito Santo.

Leia AQUI

 

   _Caminho para Texas, de Marciel Cordeiro | Contos 

Sinopse: Caminho para Texas reúne 33 contos curtos, que embora ficcionais trazem muito das vivências e caminhos de Marciel. A Bahia é o ponto de partida de muitas histórias, que também passam pelo Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em comum, os personagens trazem o fato de estarem sempre em movimento, buscando algo, viajando, mudando de cidade. O título do livro é o mesmo de um dos contos, que fala sobre um pistoleiro que após cometer um crime segue para a cidade de Teixeira de Freitas, conhecida popularmente também como Texas.

Leia AQUI. : ESPERANDO ENVIO. 

Livros contemplados em outros editais: 

   _Outras Tramas: Dramaturgias escritas por e para mulheres - 1ª Edição | Dramaturgia

Organização: Nieve Matos 

Sinopse: Este livro foi escrito por muitas mãos, não só por trazer quinze dramaturgias criadas por pessoas tão singulares, mas pela forma como foi gestado. Em círculo, comungando experiências, afetos, dores e histórias femininas. É um livro que fala de mulheres para mulheres.

Leia AQUI 

  _Elas Tramam: Dramaturgias Tecidas por Mulheres do Espírito Santo - 2ª Edição | Dramaturgia 

Organização: Nieve Matos 

Sinopse: Há peso, há música, há vida, sim. Vida desdobrável, numa trama feita a várias mãos. Porque quinze mulheres contando umas para as outras e umas com as outras faz a tecitura deste livro: um coletivo desavergonhado que escancara a realidade e o sonho. Mulher-mãe, mulher-militante, mulher-romântica, mulher-monstro, mulher-invisível, mulher-filha, mulher-expectadora, mulher-lésbica, mulher-música, mulher-tempo, mulher-trauma, mulher-fraca, mulher-forte. Temos. Mulher carregando bandeira, espelho, notícia de jornal, diagnóstico, pele… Temos. Só não espere delicadezas. Este é um livro feito de sangue.

Leia AQUI

 

   _Elas Tramam: Dramaturgias Tecidas por Mulheres do Espírito Santo - 2ª Edição | Dramaturgia 

Organização: Nieve Matos 

Sinopse: Tramar nossas raízes na terra, nos refazermos a cada estação, germinar novos frutos. Há duas primaveras, nós, as treze autoras do Coletivo Elas Tramam, nos reunimos para escrever dramaturgia. O segundo fruto desses encontros regados a café, afeto e resistência feminista está maduro e pronto para ser colhido. De natureza diversa, o “Elas Tramam Livro dois – Dramaturgias tecidas por mulheres do Espirito Santo” tem o doce sabor de comédias cotidianas, o amargor dos dramas que tratam das relações, a acidez da sociedade e política atual. Elas Tramam é literatura, é teatro, é tronco forte de mulher pronto pra enfrentar a tempestade que se forma.

Leia AQUI

  _O Largo dos Macucos – A Virtude Original, de Genildo Coelho |Infanto-juvenil

Sinopse: O mistério da tumba do índio Caramaduza construída debaixo da praça de Muniz Freire leva a jovem Selminha para um mundo mágico e cheio de emoções, surpresas e enigmas. Uma estória sobre maldições, traições, virtudes e liberdade.

Leia AQUI.



  _A Larva que Morava no Escuro, de Genildo Coelho |Infantil

Sinopse: A viagem de uma Larva que morava na escuridão e sai em direção a um pequeno ponto luminoso que vai crescendo, iluminando e mudando a sua vida.

Leia AQUI .

 
   _O Chapéu da Aba Furada, de Genildo Coelho I infanto-juvenil

Sinopse:Uma divertida viagem no tempo, feita através de um chapéu que ganhou o poder de levar os personagens da história para o futuro depois que sua aba foi queimada pela fagulha de uma bola de fogo, que no nosso folclore é conhecida como “A mãe do Ouro”.

Leia AQUI.


  _A Luz Atrás da Estrela, de Genildo Coelho |Romance

Sinopse: Uma narrativa que usa alegorias para criar uma concepção do infinito, do tempo, do espaço e do verdadeiro sentido de existir.

Leia AQUI.

  _A forma indelével, Flavia Botechia | Arquitetura e Decoração.

Sinopse: o livro da arquiteta capixaba Flavia Botechia, apresenta a história e evolução de uma das vias urbanas mais importantes da cidade de Vitória, capital do Espírito Santo.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac

(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 999021627

secultjornalismo@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

https://www.facebook.com/SecultES/

https://www.instagram.com/secult.es/

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard