20/10/2025 15h41

Pré-estreia de curta sobre meninas bordadeiras de Burarama acontece nesta terça-feira (21)

Na terça-feira (21), Centro Cultural Sesc Glória, localizado no Centro de Vitória, ocorre a pré-estreia do curta documental ‘Meninas Bordadeiras’, com direção de Luiza Grillo Rabello, às 20h15. Além da exibição do filme de 25 minutos, estará presente parte dos bordados expostos no documentário, as bordadeiras e o cartaz da obra que foi feito à mão pelas Bordadeiras de Burarama, em Cachoeiro de Itapemirim.

 O curta é uma produção da Farelo e Fogueira Filmes e foi realizado por meio do Edital n° 001/2023 de Seleção de Propostas para Apoio à Produção, Difusão e Fomento do Audiovisual, da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), com o apoio do Sesc Glória.

Sobre o Filme

Em um pequeno distrito no interior sul do Espírito Santo, um grupo de mulheres se reúne semanalmente para bordar. Por meio dos bordados, as meninas bordadeiras de Burarama entrelaçam suas histórias com a memória coletiva da comunidade. Juntas, elas ensinam, aprendem, recriam suas vidas, amores e dores, e tecem suas liberdades e identidades.

As Meninas Bordadeiras de Burarama são um grupo de mulheres e meninas, de idades ntre 5 a 80 anos, não só do distrito de Burarama, mas também das comunidades do entorno. Mulheres que trabalharam fora de casa e que cuidaram da casa durante toda a vida. Brancas descendentes de italianos que colonizaram o distrito, pretas e quilombolas. Idosas, adultas, jovens e adolescentes que se encontram semanalmente para bordar e compartilhar suas histórias.

O ponto de memória está há 20 anos reunindo gerações, impactando a cultura e turismo local, a história de Burarama - registrada de forma viva atrás dos bordados - e as vidas de diversas mulheres que participam do grupo. Um exemplo é Lúcia, exímia bordadeira que aprendeu a pratica com sua mãe Anna e Mariângela nas primeiras aulas que deram origem ao projeto, em 1973.

O filme é por meio de imagens de Burarama, das bordadeiras, dos bordados e entrevistas com as participantes. O documentário faz um convite ao espectador a parar e contemplar a arte têxtil, a história do grupo e as paisagens do distrito, local tão único e de temporalidade própria. 

Sobre a Diretora

Luiza Grillo Rabello é cineasta e atua no mercado audiovisual há 11 anos, com destaque nas funções de 1° Assistente de Câmera, Diretora de Fotografia e Montadora. "Meninas Bordadeiras" é sua estreia no cinema como diretora. Na função, já realizou os clipes "Cena de Cinema" (Vitu e Luiza Dutra, 2025) e "Gemini". É fundadora da produtora Farelo. 

Serviço

Data: 21/10 (terça-feira)

Horário: 20h15

Local: Sesc (salas 2 e 3) — Av. Jerônimo Monteiro, 428 - Centro, Vitória

Classificação indicativa: 10 anos

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard