05/02/2019 16h53 - Atualizado em 07/02/2019 16h49

Ponto de memória LGBT promove roda de conversa sobre carnaval

O Ponto de Memória “Aquenda as Indacas”, projeto idealizado pelo Grupo Orgulho Liberdade e Dignidade (Gold) vai se reunir no próximo dia 7 de fevereiro, às 19 horas, na sede da Gold, em Vitória, para discutir o que pode um corpo LGBT no carnaval. Para a presidenta da Gold, Deborah Sabará, “sem a população LGBT e purpurina não se faz carnaval. Todas as identidades expressas nessa sopa de letrinhas participam na construção da folia”, afirma. 

A mediação do encontro fica por conta da ritmista, diretora musical e diretora de Bateria Bruna Medeiros, e de Maria José, militante do Movimento LGBT e integrante do Fórum Nacional de Travestis e Transexuais. 

O projeto vai realizar uma série de oito encontros conduzidos por ativistas convidados, seguindo as datas comemorativas no calendário LGBT, que servirão de temas para os encontros. Tudo será captado em vídeo e disponibilizados no canal do Youtube da Gold. 

Mediação

Bruna Medeiros é a única mulher cavaquinista em atividade no Espírito Santo. Seu talento musical permitiu exercer as funções de Ritmista, Diretora Musical e Diretora de Bateria no carnaval capixaba. Já fez parte dos carros de som oficiais (tocando cavaquinho) do Grêmio Recreativo Escola de Samba (GRES) Andaraí, GRES Unidos de Barreiros e Unidos de Jucutuquara. Atualmente integra o GRES Império de Fátima. Ela participa também, de diversos grupos de samba aqui do Estado e também no Rio de Janeiro.

Maria José é Musa na Escola de Samba GRES Independente de Boa Vista, onde também já foi Destaque de Luxo. Desenvolveu importantes trabalhos na área de prevenção às IST e AIDS nas instituições GOLD (Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade) e ACARD (Associação Capixaba de Redução de Danos).

Primeiro ponto de Memória LGBT do Estado 

O Ponto de Memória ‘Aquenda as Indacas!’ quer resgatar a história e a memória LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Homens Trans) do Espírito Santo. O Projeto é realizado com recursos dos Editais da Secult, Funcultura.

Entrada gratuita

Confirme presença no evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/358371971415673/




Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Cultura – Secult
Aline Dias/ Danilo Ferraz/ Erika Piskac
Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627
secultjornalismo@gmail.com
comunicacao@secult.es.gov.br
Facebook: secult.espiritosanto
Instagram: @secult.es

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard