Ponto de cultura Ícones da Cultura Capixaba promove oficinas literárias na Grande São Pedro
A partir da próxima segunda-feira (19), o ponto de cultura Ícones da Cultura Capixaba, da Grande São Pedro, Vitória, dará início ao ciclo oficinas literárias para formar grupos de leitores. Os encontros acontecerão nos dias 19 de janeiro e 2 de fevereiro, 11 e 25 de maio e 14 e 28 de setembro, sempre às segundas-feiras, das 14h às 16 horas. Estão sendo ofertadas 15 vagas, e para participar os interessados devem preencher o formulário de inscrição até este sábado (17).
O projeto é contemplado pelo Edital nº 03/2025 – Programação Continuada de Espaços Culturais, da Secretária da Cultura (Secult), e conta com recursos do Fundo de cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC), Governo Federal.
As leituras e discussões dos livros serão mediadas por Luara Silva Pereira, que trará livros de autores afro-brasileiros, buscando o fomento e formação cultural, política e étnico-racial para a região de São Pedro.
"É importante pensar que a leitura não chega para o território como algo que já não exista. A literatura, sobretudo em comunidades negras, periféricas, existe na oralidade. São pessoas que contam histórias, que descrevem narrativas incríveis sobre sua trajetória, sobre as histórias que ouviram, observaram. É um lugar de potência muito grande, onde a gente, a partir da leitura de Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Geni Guimarães, evidencia esse lugar de mulheres negras, fortes, oriundas da periferia, como pessoas criativas, potentes, incríveis, talentosas, inteligentes", explica Luara Silva Pereira
Serão três livros discutidos neste ciclo, sendo dois encontros para cada livro analisado. Os livros serão escolhidos no decorrer do desenvolvimento do projeto e partir das necessidades identificadas pela equipe durante a realização das formações em artesanato, costura e cinema.
Outras oficinas
Além das oficinas literárias, o Ponto de Cultura terá mais duas oficinas em fevereiro, sendo uma de horta orgânica, ministrada por Jupiara, de 10 a 14 de abril, todas as terças, de 8h às 10 horas. “Tenho aprendizado dos povos originários pois sou descendente”, conta Jupiara. A outra oficina será de vasos e as aulas serão ministradas por Luzia Jacinto, de 12 de fevereiro a 16 de abril, sempre às quintas-feiras, das 14h às 16 horas.
Serviço:
Oficina literária com Luara Silva Pereira
Data: 19 de janeiro e 2 de fevereiro, 11 e 25 de maio, 14 e 28 de setembro (segunda-feira)
Horário: 14h às 16h
Local: Rua São Tiago, 390, Nova Palestina, Vitória
Inscrições: http://bit.ly/45cdfVM
Oficina de horta orgânica com Jupiara
Data: 10 a 14 de abril
Horário: 8h às 10h
Local: Rua São Tiago, 390, Nova Palestina, Vitória
Inscrições: http://bit.ly/45cdfVM
Oficina de vasos com Luzia Jacinto
Data: 12 de fevereiro a 16 de abril (sempre às quintas-feiras)
Horário: 14h às 16h
Local: Rua São Tiago, 390, Nova Palestina, Vitória
Inscrições: http://bit.ly/45cdfVM
Dúvidas sobre a inscrição:
Jupiara: (27) 99880-9360
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
WhatsApp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
E-mails: secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br