24/01/2022 17h38 - Atualizado em 24/01/2022 17h40

Pesquisa mapeia desafios da Lei Aldir Blanc no Brasil e impactos da Covid-19 no setor cultural

Trabalhadores da cultura podem participar da pesquisa de forma anônima, por meio de questionário on-line.

Membros do setor cultural podem participar do terceiro eixo da pesquisa Panorama Nacional da Lei Aldir Blanc, intitulado “percepção da comunidade cultural”, por meio de questionário on-line. A pesquisa é direcionada para agentes culturais (artistas, técnicos/as, gestores/as, empresas e ONGs) de todo o País e tem como objetivo reunir informações sobre a Lei Aldir Blanc nos estados e municípios.

O estudo é fruto da coordenação do Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC-BA), que, em 2020, em meio às urgências causadas pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) no ramo da cultura, realizou uma pesquisa de âmbito nacional sobre os impactos no setor da cultura. Em 2021, foi iniciada uma nova fase desse estudo, intitulada "Panorama Nacional da Lei Aldir Blanc”.O objetivo foi levantar informações sobre a aplicação da lei, a partir de várias perspectivas, tais como o entendimento de como se deu o processo decisório na implantação da Lei Aldir Blanc por estados e municípios; o mapeamento de instrumentos ofertados (regulamento, cadastros, editais, premiações); e a percepção da comunidade cultural.

Para colher dados sobre o terceiro eixo ("percepção da comunidade cultural"), em dezembro do ano passado, foi lançado um questionário para saber a percepção dos agentes culturais, entre eles trabalhadores, empresas e ONGs de todo o País, sobre a Lei Aldir Blanc. A participação na pesquisa acontece por meio do preenchimento de um questionário on-line.

Link do questionário

Os Estados que queiram constar como apoiadores da pesquisa, serão creditados no relatório final como "apoio institucional" e poderão ter acesso aos dados dos respondentes para as análises que os órgãos queiram conduzir por si, preservando o anonimato dos respondentes.

Observatório da Economia Criativa da Bahia

O Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC-BA) é um grupo de pesquisa interinstitucional que reúne docentes e discentes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), além de pesquisadores independentes e de outras instituições, públicas e privadas, para a promoção de atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo da economia criativa.

Os membros atuam em diversas áreas de conhecimento: artes, comunicação, economia, administração, estatística, gestão e produção cultural, entre outras. Sediado no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia (IHAC/UFBA), o OBEC-BA foi criado em 2014, através de um edital da Secretaria de Economia Criativa, do antigo Ministério da Cultura, como parte de uma rede de núcleos vinculados às universidades federais do Brasil que tinham o objetivo de produzir informações e conhecimento e gerar experiências e experimentações sobre a economia criativa local e estadual.

Serviço

Pesquisa Panorama Nacional da Lei Aldir Blanc - Questionário online para agentes culturais sobre experiência com a Lei Aldir Blanc

Disponível em: https://www.obec.ufba.br/lab ou pelo link

Com informações da OBEC-BA.

obecbahia@gmail.com
www.facebook.com/obecbahia