22/06/2022 09h00

Peças capixabas e nacionais serão apresentadas gratuitamente até sábado (25) em Guaçuí

O 22º Festival Nacional de Teatro, o Festguaçuí, é um dos mais importantes do cenário cultural do Espírito Santo.

Acontece até o próximo sábado (25), na cidade de Guaçuí, o 22º Festival Nacional de Teatro, o Festguaçuí, um dos mais importantes do cenário cultural do Espírito Santo. Com a estrutura dos anos anteriores, o evento deste ano recebe seis apresentações teatrais destinadas aos adultos, seis para a infância e juventude, e cinco de rua. A entrada é gratuita.

Além das peças, o festival vai contar com uma exposição de fotografias de Tarcísio Louzada; a performance “Três em uma”, da Cia Surto Cênico; debates sobre os trabalhos apresentados; palestra com Carol Scabora, de Curitiba; e oficina de palhaçaria, com a Cia Canta Circo.

Iniciado nesse domingo (19), o festival reúne montagens do sul e do norte do Espírito Santo, da Região Metropolitana da Grande Vitória, além de espetáculos de outras partes do País, como São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí, Paraná, Tocantins e Minas Gerais. Os trabalhos teatrais foram inscritos no edital de chamamento 002/2021, da Secretaria da Cultura (Secult).

Assim como no ano passado, a organização do Festguaçuí recebeu cartas de anuência dos grupos e companhias, pois o prazo era curto para abrir seleção por edital. O evento é coordenado pelo Grupo Teatral e Ponto de Cultura “Gota, Pó e Poeira”, e também tem o apoio da Prefeitura de Guaçuí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, e do comércio local.

“Este evento confirma o hábito da população da região do Caparaó em prestigiar os espetáculos que se apresentam no festival desde o ano de 2000, ao mesmo tempo em que conhece as diferenças culturais de cada região brasileira. O público se envolve não só com o teatro, mas também com outras manifestações artísticas, como a dança, a fotografia e a música”, destacou o coordenador do Festguaçuí, Carlos Ola.

Serviço:

22º Festival Nacional de Teatro – Festguaçuí

Programação:

22 de junho – Quarta Feira

14h – O Patinho Feio – Trupe Investigativa Arroto Cênico – Nova Iguaçu - RJ

16h – Cabaré Gira Sol – Cia 3 Entradas – Ribeirão Pires – SP

20h – #Palavras Cruzadas – Cia Nós de Teatro – Cachoeiro – ES

23 de junho – Quinta Feira

10h – Memórias à Venda – O Instituto Cultural Tambor de Raiz – Conceição da Barra - ES

14h – Julimeu e Romileta – Cia EB – Ibiporã – PR

20h – Lisístrata – O Voo das Andorinhas – São Paulo – SP

24 de junho – Sexta Feira

14h – Nuvem D’água – Grupo Vira Lata de Teatro – Vitória – ES

16h – A incrível lenda do capim dourado – Cia Art Palco – Araguaína – TO

20h – Pequenas Sagas Nordestinas – Cia CTI – Rio de Janeiro – RJ

25 de junho – Sábado

10h – Três em Uma – Surto Cênico – Cachoeiro de Itapemirim – ES

15h – O Circo Faz de Conta – Coletivo Guaçuí Em Cena – Guaçuí – ES

20h – Bumba Meu Boi – Grupo Gota, Pó e Poeira – Guaçuí – ES

21h – Encerramento e Premiação

Oficina Palhaçaria – Cia Canta Circo e Teatro – de São Paulo

Exposição Fotográfica de Tiago Louzada

Debates e palestras

As apresentações vão ocorrer às 14 horas e às 20 horas, no Teatro Fernando Torres.

As apresentações das 10h, 16h e 17h acontecerão em praças públicas.

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac/ Juliana Nobre
secultjornalismo@gmail.com