13/08/2025 15h48 - Atualizado em 13/08/2025 16h47

Passeata Raulseixista contará com Bloco Maluco Beleza e Banda Conchá

Em todo o Brasil, fãs de Raul Seixas homenagearão o artista no próximo dia 21 de agosto com a realização da Passeata Raulseixista. No Espírito Santo, não será diferente. A Passeata terá sua concentração às 19h, na Casa Porto, Centro de Vitória, com a participação do Bloco Maluco Beleza, que conduzirá o público até o Espaço Thelema, na rua Graciano Neves, também no Centro.

A data de 21 de agosto é escolhida para a realização do evento por ser o dia em que Raul Seixas morreu, há 36 anos. Se estivesse vivo, o artista teria completado 80 anos em junho último.

O Maluco Beleza é um bloco tradicional do carnaval do Centro de Vitória que alegra os foliões com músicas de Raul Seixas. Com a chegada do bloco na Thelema, haverá, ainda, apresentação da banda Conchá, que já tem cerca de dez anos de estrada no cenário musical capixaba. O grupo é formado por Vinícius Reis no vocal, Renan Gonçalves na guitarra, Markus Augustus no baixo, e Matheus Nascimento na bateria.

No início deste mês, a banda Conchá lançou seu primeiro álbum autoral, intitulado “Peregrino”, com um repertório de MPB, rock e reggae. As músicas marcam diversas fases da trajetória da banda, mas o álbum, disponível nas plataformas digitais, traz também canções inéditas. O convite para que a banda fizesse parte da programação da Passeata Raulseixista está no fato de os músicos explorarem vastamente o repertório do Maluco Beleza e fazer parte da trajetória de sete anos da Thelema, onde já se apresentou diversas vezes.

A Passeata Raulseixista faz parte da programação do projeto Entrelaços, por meio do qual serão realizadas atividades culturais gratuitas durante todo o ano de 2025. Além disso, é uma parceria com o grupo Kavernistas, criado em 2018 e que, desde então, promove diversas ações culturais que fazem referência ao universo artístico e filosófico de Raul Seixas.

O coletivo realiza eventos que mesclam música, literatura, artes visuais e pesquisa. A primeira Passeata Raulseixista organizada pelo Coletivo Kavernistas foi em 21 de agosto de 2018. A concentração foi na Thelema, quando o Centro Cultural ainda funcionava na rua Gama Rosa, no Centro Histórico de Vitória, com destino à Barão de Monjardim, onde houve apresentação da banda Brígida D’la Penha.

“A Thelema sempre esteve junto na produção dos eventos em homenagem ao Raul, e está nos projetos Tarde para Raul, Semana Viva Raul, além de ser a casa do Grupo Kavernistas. Carrega essa referência desde o nome até a identidade visual, criada pela artista Brab Depiantti em 2017, com alusão direta ao Imprimatur, que significa ‘imprima-se’ ou ‘revele-se’, termo utilizado em referência à Sociedade Alternativa e representado por uma chave”, diz David Rocha, integrante do Kavernistas e produtor cultural da Thelema e da Casa Thelema, em Praia Grande, Fundão.

Entrelaços

Nos sete anos de existência da Thelema, muitas ações foram desenvolvidas, com os mais diversos parceiros e inúmeras linguagens. Foram experiências que se entrelaçaram, fazendo com que o espaço cultural se tornasse isso que é atualmente: uma referência no protagonismo dos artistas locais e na democratização da cultura no coração do Centro de Vitória.

O Entrelaços teve início com a I Viradinha da Thelema. Seu objetivo é dar continuidade aos projetos já existentes, criar novas atividades, fortalecer o diálogo entre agentes culturais, parceiros, artistas e a comunidade, além de abranger o maior número possível de participantes nas atividades culturais, que englobam ações como o Projeto Ensaios, com a apresentação de músicas autorais de artistas locais; e Prosas Literárias. Ambas as ações já são desenvolvidas pela produtora cultural da Thelema, Ruth Rangel.

O Entrelaços é realizado por meio do Edital de Programação Continuada de Espaços Culturais, da Lei Paulo Gustavo (LPG), por meio da Secretaria da Cultura (Secult).

A Thelema

A Thelema foi inaugurada em fevereiro de 2018, em um espaço na rua Gama Rosa, Centro de Vitória. Em pouco tempo, o espaço cultural passou a ser referência para a classe artística e para o público, principalmente o da Capital, atraindo também pessoas de outros municípios da Grande Vitória. Assim, a estrutura física onde estava instalada se tornou pequena para a quantidade de pessoas que iam até lá participar das atividades e também para os projetos que estavam sendo propostos pelos produtores da Thelema e por artistas locais.

A solução foi encontrar um espaço maior para se instalar. Por isso, a partir de 2020, a Thelema passou a funcionar na rua Graciano Neves, também no Centro de Vitória, em uma edificação de quase 100 anos que passou muito tempo abandonada após a morte das quatro irmãs que ali habitavam: Oneide, Odaleia, Odete e Olga, todas pianistas. A Thelema se encontra ainda hoje neste imóvel.

 

Serviço:

Data: 21 de agosto

Horário: 19h

Local: Espaço Thelema - R. Graciano Neves, 90 - Centro, Vitória

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli

Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard