02/02/2026 16h32

Parque Cultural Casa do Governador recebe cortejos, espetáculo e atividades educativas para a criançada neste domingo (08)

O Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, realiza neste domingo (08) uma edição do Parque Aberto com programação especial para crianças e famílias. Nesta edição, a agenda quinzenal e gratuita será dedicada ao público infantil, com atividades pensadas para envolver o público em experiências artísticas, lúdicas e educativas ao ar livre. 

A entrada é gratuita, e os ingressos podem ser retirados na recepção do Parque, no dia do evento, ou previamente pelo link https://parqueculturalcasadogovernador.byinti.com/#/event/parque-aberto-3.

A Trupe Passarim do Brasil comandará a diversão com cortejos com a banda de fanfarra e artistas circenses, aula de dança e espetáculo teatral. Complementa a programação a Vila da Sustentabilidade, atividade ecológica e educativa promovida pela Vale, patrocinadora do Parque.

Às 10h, o espetáculo “As Fantásticas Histórias Mágicas” combina circo, teatro, música e contação de histórias em uma experiência lúdica e envolvente. Munido de sua enigmática “Mala Mágica”, o Palhaço Passarim leva os espectadores a um mundo de histórias encantadoras, como “A Banana Bailarina”, que aborda a importância de acreditar em si mesmo e nunca desistir dos próprios sonhos. A apresentação também conta com números de mágica.

O domingo ganha ainda mais ritmo com o aulão de dança SambaKids, voltado para crianças e famílias, e um show musical que resgata múltiplas infâncias, reunindo canções que dialogam com diferentes gerações, além de cortejos com banda de fanfarra e artistas circenses.

O artista responsável pela trupe, Vitor Passarim, atua há mais de 15 anos, usando a arte como ferramenta de conexão, educação e afeto.

Aprender brincando

Ao longo do dia, a atividade Vila Sustentável, oferecida pela Vale, contará com a roleta “Ciclo Reciclo”, um jogo interativo sobre separação correta de resíduos, que inclui entrega de brindes ecológicos, promovendo educação ambiental de forma lúdica e divertida.

A programação ainda conta com oficinas de construção criativa de brinquedos e instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis, atividades de sensibilização ambiental e observação da natureza. As famílias terão a chance de participar de caminhadas guiadas com foco sensorial, identificação de resíduos e reflexões sobre o cuidado com o meio ambiente.

Às 13h30, as educadoras do Parque conduzem uma visita mediada à exposição Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira, que segue em suas últimas semanas de exibição na Galeria Gabinete.

Durante toda a programação haverá a Feira Curva, que reúne empreendedores artesanais capixabas, e uma praça de alimentação variada com food trucks de comidas e bebidas.

 

Serviço | Parque Aberto

Local: Parque Cultural Casa do Governador. Rua Santa Luzia, s/n, Praia da Costa, Vila Velha

08/02 (domingo), das 8h às 15h, com última entrada às 14h

Ingressos gratuitos: https://parqueculturalcasadogovernador.byinti.com/#/event/parque-aberto-3 ou diretamente na recepção do Parque no dia do evento 

Programação

8h às 15h – Feira Curva

8h às 15h – Praça de Alimentação

9h às 12h – Local de Sensibilização com brincadeiras e brindes

9h – Oficina “Brinquedos e instrumentos musicais recicláveis”

9h – 1º Cortejo Animado, com a banda de fanfarra e artistas circenses

10h – Observatório da Natureza

10h – Espetáculo “As Fantásticas Histórias Mágicas”

11h – Aulão de “SambaKids”

12h – 2º Cortejo Animado, com a banda de fanfarra e artistas circenses

13h – Show com músicas que resgatam múltiplas infâncias

13h30 – Visita mediada à exposição “Moderna para Sempre”, na Galeria Gabinete

14h - 3º Cortejo Animado, com a banda de fanfarra e artistas circenses

 

Sobre o Parque Cultural Casa do Governador

 

Inaugurado em maio de 2022, o Parque Cultural Casa do Governador está localizado na Residência Oficial do Governo do Estado e apresenta uma vasta programação estruturada em três eixos complementares: arte, sustentabilidade e educação.

Foi concebido como um espaço dedicado à valorização da produção cultural local e reconhecido como a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo, com um acervo de 33 obras, sendo 23 permanentes e 10 temporárias, incluindo esculturas, instalações e projetos específicos para o lugar.

Com uma área de 93 mil metros quadrados, o Parque é gerido pelas Secretarias da Cultura (Secult) e do Governo (SEG), por meio do Instituto ArteCidadania (IAC). Aberto gratuitamente ao público de terça a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 15h, promove uma interação única entre arte contemporânea, natureza e atividades educativas.

 

Conta com patrocínio da EDP, da Vale, da Shell, do Itaú e do Banestes, esses por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e também da ArcelorMittal.

 

 

Avisos do Parque 

Para garantir conforto e segurança aos visitantes, bem como preservar o local, conheça as regras do evento no Parque Cultural Casa do Governador:  

É proibida a entrada com bebidas alcoólicas;  

É proibido retirar plantas do parque;  

Não é permitido alimentar os animais;  

Não é permitido utilizar a área da praia, atente-se aos limites sinalizados;  

Não é permitido entrar de biquíni e sunga de praia;  

É permitido entrar com cães, desde que devidamente na coleira;  

É permitida a entrada com bicicletas, mas não é permitido pedalar dentro do parque;  

Não é permitido entrar de carro no Parque, não há estacionamento para o público;

Há um local reservado para fumantes, direcione-se ao local indicado;  

As obras de arte são nosso patrimônio, ajude-nos a preservá-las. Tenha cuidado ao interagir.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard