02/10/2025 17h25

Parque Cultural Casa do Governador realiza mutirão de plantio e colheita na agrofloresta nesta terça-feira (07)

O Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, realiza nesta terça-feira (07), das 9h às 12h, um mutirão de plantio e colheita do projeto da Agrofloresta e Horta Medicinal, como parte das ações da Escola Viva de Artes (EVA). A atividade tem como objetivo unir educação ambiental, regeneração do solo e valorização da cultura indígena, promovendo o aprendizado coletivo e a adoção de práticas sustentáveis.

 

A atividade será aberta ao público e para participar basta se inscrever por meio deste link: https://forms.gle/3LPJk4URwF58mP9W9.

 

Durante o mutirão, será realizada a colheita das espécies plantadas na etapa inicial do projeto, em agosto, e o plantio de novas mudas, em uma oficina coletiva conduzida por Luiz Moura, idealizador da Escola Viva Florestas de Comida. Nesta segunda fase, serão cultivadas novas espécies frutíferas, nativas e medicinais, como cidreira, manjericão, clitória, poejo, alecrim, ora-pro-nóbis, capim-santo, hortelã, couve, tomate, orégano, sálvia e sálvia-peixinho.

 

Relevância do projeto


O projeto é realizado em parceria com a Escola Viva Florestas de Comida, idealizada por Bárbara Tupinikim e Luiz Moura, e o Grupo de Extensão ESFERA (Ufes/Proex/CNPq), sob a coordenação de Raquel Garbelotti.

 

A iniciativa propõe a criação de um espaço de aprendizado e cuidado com a terra em uma área do Parque, envolvendo estudantes, especialistas e a comunidade local. Essa abordagem inovadora é coordenada por especialistas em agroecologia e etnobotânica, o que garante sensibilidade cultural, técnica e ambiental em todas as etapas do projeto.

A consolidação da agrofloresta e da horta medicinal no Parque representa um avanço significativo na construção de um espaço educativo que conecta natureza, saberes ancestrais e sustentabilidade.

 

Mutirão de cultivo e plantio agroflorestal

Local: Parque Cultural Casa do Governador | Rua Santa Luzia, s/n, Praia da Costa, Vila Velha

Data: 07/10 (terça-feira)

Horário: das 9h às 12h

Inscrições por meio do link https://forms.gle/3LPJk4URwF58mP9W9


Sobre o Parque Cultural Casa do Governador

 

Inaugurado em maio de 2022, o Parque Cultural Casa do Governador está localizado na Residência Oficial do Governo do Estado e apresenta uma vasta programação estruturada em três eixos complementares: arte, sustentabilidade e educação.  

 

Foi concebido como um espaço dedicado à valorização da produção cultural local e também é reconhecido como a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo, com um acervo de 33 obras, sendo 23 permanentes e 10 temporárias, incluindo esculturas, instalações e projetos específicos para o lugar.   

 

Com uma área de 93 mil metros quadrados, o Parque é gerido pelas Secretarias da Cultura (Secult) e do Governo (SEG), por meio do Instituto ArteCidadania (IAC).

 

Aberto gratuitamente ao público de terça a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 15h, promove uma interação única entre arte contemporânea, natureza e atividades educativas.   

 

Conta com patrocínio ouro da EDP e patrocínio prata do Instituto Cultural Vale, da Shell, do Itaú e do Banestes por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e patrocínio prata da ArcelorMittal.  

 

Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação do Parque Cultural Casa do Governador
Melissa Künsch
melissa@parquecasadogovernador.com.br
Matheus Nobre
Matheus.nobre@parquecasadogovernador.com.br

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard