15/04/2025 15h16

Parque Cultural Casa do Governador promove segunda edição do ciclo ‘Experimentações no Parque’

Entre abril e maio, o Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, realiza a segunda edição do ciclo "Experimentações no Parque". Trata-se de uma série de atividades conduzidas pela Equipe Educativa do Parque. A programação é inspirada no seminário “Desnaturada: Chamado Ancestral”, que acontece no Parque entre os dias 14 e 16 de maio, com curadoria do líder ambientalista Ailton Krenak, e busca ampliar o diálogo com os temas abordados pelo evento.

Serão realizados cinco encontros gratuitos, entre oficinas, rodas de leitura e de conversa, além de uma visita mediada especial no Dia dos Povos Indígenas, no próximo sábado (19). As atividades têm duração de até duas horas e trinta minutos e são voltadas para públicos de todas as idades. 

Para participar, é necessário retirar senha no Parque uma hora antes do horário marcado, respeitando a capacidade máxima de cada atividade. No caso das oficinas, realizadas aos domingos, durante o Parque Aberto, o acesso será por ordem de chegada, sendo necessário retirar o ingresso para o Parque Aberto. Menores de 16 anos devem estar acompanhados por um responsável.

 

Confira a programação das atividades

Visita mediada: Sábado, 19 de abril, às 15h30
No Dia dos Povos Indígenas, os educadores realizam uma visita especial, com foco na diversidade étnico-cultural dos povos originários, suas sabedorias ancestrais e os desafios contemporâneos que enfrentam.

Oficina “Cores da Pré-História”: 27 de abril, às 10h30 (domingo)
Vivência sobre arte rupestre e pintura com pigmentos naturais como urucum, açafrão e terra, conectando os participantes com as primeiras formas de expressão artística da humanidade. 

Roda de leitura “Ideias para Adiar o Fim do Mundo”: 3 de maio, às 10h (sábado)
Leitura coletiva e debate sobre a obra de Ailton Krenak, com reflexões sobre crise ambiental, ancestralidade e outras formas possíveis de existir no mundo.

Roda de conversa “Artistas contemporâneos”: 9 de maio, às 14h (sexta)
Encontro para conhecer as obras de artistas indígenas como Daiara Tukano, Denilson Baniwa e Glicéria Tupinambá, e refletir sobre as linguagens e memórias presentes em suas produções.

Oficina "Pedra e Padrão”: 11 de maio, às 10h30 (domingo)
Criação de grafismos com giz a partir de formas geométricas e orgânicas, inspirados em padrões visuais ancestrais e contemporâneos.  

 

Serviço

Segundo ciclo de “Experimentações no Parque”

Local: Parque Cultural Casa do Governador

Endereço: Rua Santa Luzia, s/n, Praia da Costa, Vila Velha

Ingressos gratuitos: https://parqueculturalcasadogovernador.byinti.com/#/ticket/

Datas e horários das atividades:

Sábado 19 de abril, às 15h30: Visita mediada especial com foco na diversidade étnico-cultural dos povos originários
27 de abril, às 10h30: Oficina “Cores da Pré-História”
3 de maio, às 10h: Roda de leitura “Ideias para Adiar o Fim do Mundo”
9 de maio, às 14h: Roda de conversa “Artistas contemporâneos”
11 de maio, às 10h30: Oficina "Pedra e Padrão”

 

Sobre o Parque Cultural Casa do Governador
Inaugurado em maio de 2022, o Parque Cultural Casa do Governador está localizado na Residência Oficial do Governo do Estado e apresenta uma vasta programação estruturada em três eixos complementares: arte, sustentabilidade e educação.

Foi concebido como um espaço dedicado à valorização da produção cultural local e também é reconhecido como a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo, com um acervo de 32 obras, sendo 22 permanentes e 10 temporárias, incluindo esculturas, instalações e projetos específicos para o lugar.

Com uma área de 93 mil metros quadrados, o parque é gerido pelas Secretarias da Cultura (Secult) e do Governo (SEG), por meio do Instituto ArteCidadania (IAC). Aberto gratuitamente ao público de terça a domingo, promove uma interação única entre arte contemporânea, natureza e atividades educativas.

Conta com patrocínio ouro da EDP e patrocínio prata do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e patrocínio prata da ArcelorMittal.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com  / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard