Parque Cultural Casa do Governador promove Ciclo de Formação de Educadores

O Parque Cultural Casa do Governador, localizado na Praia da Costa, em Vila Velha, inicia, no próximo sábado (10), a primeira edição do Ciclo de Formação de Educadores da Escola Viva de Artes (EVA). O objetivo é apresentar um programa de práticas, pesquisa e ações, no contexto nacional e internacional sobre arte, patrimônio e meio ambiente, tendo o Parque Cultural Casa do Governador como espaço de vivência, experimentação e troca de conhecimentos.
As atividades propostas pelo Ciclo de Formação de Educadores fazem parte da Escola Viva de Artes, o EVA, um projeto que promove encontros com a natureza e a cultura por meio da produção de experiências em arte.
“A primeira edição do Ciclo de Formação de Educadores da Escola Viva de Artes (EVA) é o início da materialização de um grande Projeto Pedagógico que estamos implementando no Parque Cultural Casa do Governador. Ele é a defesa e a crença na educação como instrumento de modificação social e dos educadores, como multiplicadores, acreditando que a promoção de encontros entre indivíduos plurais, complexos e diversos cria um sistema imunológico que nos vivifica, resguardando as diferenças como um verdadeiro tesouro”, define o diretor pedagógico do Parque, Nathan Braga.
Inscrições
Todos os educadores do Espírito Santo estão convidados a participar e já podem se inscrever gratuitamente por meio do link: https://forms.gle/zTreGTkKLzQD6heQ8. São 200 vagas para educadores em atuação ou em formação, de todas as áreas.
O Ciclo acontecerá nos meses de maio, junho e julho, em módulos presenciais e virtuais, e as formações serão ministradas por pessoas reconhecidas em suas áreas de atuação, do Espírito Santo e de outros estados do Brasil.
A carga horária total do Ciclo de Formação de Educadores é de 33 horas e haverá emissão de certificado para quem tiver 75% de presença em cada um dos modelos (presencial e virtual).
“Com a criação de uma programação extensa e com profissionais das mais diversas áreas, estamos indo na direção contrária da crença na educação como promessa de salvação individual. Com a criação da EVA e a realização desse primeiro Ciclo, colocamos em debate uma filosofia da educação que encontre no coletivo a saída para o futuro que queremos construir, que enxergue na rua, nos quintais, na brincadeira, nas festas, nas rodas, nas práticas ecológicas, populares e ritualísticas, o modelo fundante de uma educação forjada na dimensão ampla da vida”, salienta Nathan Braga.
Sobre o Parque Cultural Casa do Governador
Inaugurado em maio de 2022, o Parque Cultural Casa do Governador está localizado na Residência Oficial do Governo do Estado e apresenta uma vasta programação estruturada em três eixos complementares: arte, sustentabilidade e educação.
Foi concebido como um espaço dedicado à valorização da produção cultural local e também é reconhecido como a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo, com um acervo de 32 obras, sendo 22 permanentes e 10 temporárias, incluindo esculturas, instalações e projetos específicos para o lugar.
Com uma área de 93 mil metros quadrados, o parque é gerido pelas Secretarias da Cultura (Secult) e do Governo (SEG), por meio do Instituto ArteCidadania (IAC). Aberto gratuitamente ao público de terça a domingo, promove uma interação única entre arte contemporânea, natureza e atividades educativas.
Conta com patrocínio ouro da EDP, patrocínio prata do Instituto Cultural Vale e da Shell, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e patrocínio prata da ArcelorMittal.
Serviço:
Ciclo de Formação de Educadores
O que é: programa de práticas, pesquisa e ações, no contexto nacional e internacional sobre arte, patrimônio e meio ambiente
Local: Parque Cultural Casa do Governador, Praia da Costa, Vila Velha
Público-alvo: para educadores em atuação ou em formação, de todas as áreas, de todo o Estado do Espírito Santo
Vagas: 200
Inscrições: https://forms.gle/zTreGTkKLzQD6heQ8
PROGRAMAÇÃO
MAIO
Dia 10 – 9h às 12h
“Casa Carioca” - Tecnologias entre lajes e quintais, o lugar das políticas públicas nas artes - Marcelo Campos
Nossos mais velhos e as tecnologias ancestrais - Castiel Vitorino Brasileiro e Natan Dias
Dia 17 – 9h às 12h
O corpo como dimensão autocriadora. – Gabriel Farias (Atividade teórico-prática)
Futebol e carnaval como fricção de identidade - Marcus Vinicius Sant’ana
Dia 20 – 9h às 12h
“Não há refúgio metodológico apriorístico que separe os que vêem daquilo ou daqueles que são vistos” - Aldo Victorio
Dimensões culturais da comida” - Elaine Azevedo
Dia 22 – 9h às 12h
Extraordinário - Máquinas, códigos, sistemas e portais de atravessamentos - Elias Maroso (Atividade teórico-prática)
Desatando línguas: Fongbe, voduns, nagotização e o candomblé, uma rota por Círculo Máximo, Ojiji e Agô - Rennan Carmo em conversa com o Educativo do Parque Cultural Casa do Governador (Atividade teórico-prática)
Dia 24 – 9h às 12h
Produção, Conservação e Educação: ponto triplo entre as obras e o espaço no Parque Cultural Casa do Governador - David Trindade (Atividade teórico-prática)
Arte e natureza: Maquetes Cartográficas como dispositivos educativos - Ricardo Breguelé (Atividade teórico-prática)
JUNHO
Dia 4 – 19h às 20h30
Projeto Pedagógico do Parque Cultural Casa do Governador - Nathan Braga
Dia 6 de junho – 19h às 20h30
Aula de boa - Robnei Bonifácio
Dia 11 – 19h às 20h30
Mulheres negras e circulação na Arte Contemporânea capixaba: instituições, exposições e trajetórias - Maria Luiza Galacha
Dia 13 – 19h às 20h30
Diálogos entre arte e comida – Julia Cavazzini
Dia 18– 19h às 20h30
Rede de Acessibilidade em Museus (RAM) - Isabel Portella
Dia 25 – 19h às 20h30
Mulheres nos acervos - Cristina Barros e Mel Ferrari
Dia 27– 19h às 20h30
Sociomuseologia: práticas de envolvimento comunitário e metodologias de inclusão cultural - Aldones Nino
JULHO
Dia 2 – 19h às 20h30
O que é educação museal? - Brune Ribeiro
Dia 4– 19h às 20h30
Tecnologia como ferramenta de ampliação de repertório - Daniel S. Silva
Dia 9 – 19h às 20h30
Outras possibilidades de escolas vivas - Luciara Ribeiro
Dia 11 – 19h às 20h30
Travessias, perigos e contranarrativas - Ellen Pirá Wassu
Dia 16 – 19h às 20h30
Artes vivas, pedagogias e agroecologia - Jorge Menna Barreto
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Lima / Wigo Nunes / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br
Assessoria de Comunicação do Parque Cultural Casa do Governador
Melissa Künsch
Whatsapp: (27) 99952-0082
melissa@parquecasadogovernador.com.br