Parque Cultural Casa do Governador participa de feira internacional de arte no Rio de Janeiro com recursos de acessibilidade

O Parque Cultural Casa do Governador participará da ArtRio 2025 – Feira de Arte do Rio de Janeiro. O evento acontece de 10 a 14 de setembro, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, e o estande do Parque estará no Pavilhão Mar, box 8.
Reconhecida como um dos mais relevantes eventos do calendário das artes da América Latina, a ArtRio chega, em 2025, à décima quinta edição. Desde seu início, em 2011, a Feira de Arte do Rio busca incentivar a visitação de museus, galerias e instituições e também realiza atividades educativas e culturais.
A proposta do evento é alinhada aos valores do Parque Cultural Casa do Governador, que levará para a feira um estande com recursos de acessibilidade para que pessoas com deficiência visual e auditiva possam conhecer o espaço. O objetivo é proporcionar uma experiência inclusiva que fortaleça o diálogo entre arte contemporânea, tecnologia, diversidade cultural e sociedade, aproximando visitantes do processo criativo dos artistas e promovendo reflexão, aprendizado e engajamento.
Para isso, quatro obras do Parque foram confeccionadas em forma de maquetes táteis: “Vestígios”, de Kyria Oliveira; ICEBERG [Antropobsceno], de Fernando Velázquez; “Movimento à Tecnologia”, de Natan Dias; e “OJIJI”, de Siwaju. Isso permitirá que pessoas cegas ou com baixa visão possam tatear as obras e ouvir audiodescrição delas.
As obras e o estande, assim como os conteúdos de audiodescrição e Libras, foram criados com a consultoria da Rede Museus Acessíveis, especializada em promover acessibilidade em museus e espaços culturais.
Produzidas em base ampliada e com legendas em Braille, as maquetes táteis permitirão que todos os visitantes experienciem o relevo, forma e dimensão das obras reproduzidas. A audiodescrição estará disponível via QR Code para todos em faixas em áudio com a apresentação do Parque, descrição do espaço e das obras reproduzidas, acessível via QR Code. Haverá também videoguia em libras apresentando o Parque e monitores treinados para receber todos os públicos.
Programação
No dia 11 de setembro (quinta-feira), às 14h, acontece o Keynote Institucional, momento em que será apresentada a proposta do Parque Cultural Casa do Governador e discutida a importância da arte como ferramenta de transformação nas cidades. A fala será conduzida pelo secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo, Fabrício Noronha. Em seguida, o secretário de Cultura da cidade do Rio de Janeiro, Lucas Padilha, fará uso da palavra. O encontro será encerrado com 10 minutos destinados a perguntas do público.
Ainda no dia 11, às 17h, o secretário Fabrício Noronha e a primeira-dama Maria Virgínia Casagrande estarão no estande do Parque Cultural Casa do Governador para uma conversa aberta com o público.
Além de conhecer as obras, por meio de uma experiência sensorial e interativa, o público também poderá interagir com os artistas cujas obras estão presentes no Parque e que estarão com suas obras reproduzidas no estande. Estes encontros serão mediados pelo curador do Parque, Omar Salomão. Também está prevista a participação de alunos de instituições que trabalham com pessoas com deficiência visual e auditiva.
Na quinta-feira, dia 11, Kyria Oliveira, criadora da obra “Vestígios”, estará no estande às 15h30 para um diálogo sobre referências, técnicas e processo criativo. Na sexta, dia 12, às 14h, Siwaju apresenta sua obra “OJIJI” em uma conversa sobre ancestralidade, identidade e cultura afro-diaspórica.
Ainda na sexta, às 15h30, Natan Dias, autor de “Movimento à Tecnologia”, conversa com o público sobre arte e tecnologia. No sábado, dia 13, às 15h30, questões ambientais e a efemeridade da arte serão trabalhadas por Fernando Velázquez, que apresentará os conceitos de sua obra “ICEBERG [Antropobsceno]”.
Sobre o Parque Cultural Casa do Governador
Inaugurado em maio de 2022, o Parque Cultural Casa do Governador está localizado na Residência Oficial do Governo do Estado e apresenta uma vasta programação estruturada em três eixos complementares: arte, sustentabilidade e educação.
Foi concebido como um espaço dedicado à valorização da produção cultural local e reconhecido como a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo, com um acervo de 33 obras, sendo 23 permanentes e 10 temporárias, incluindo esculturas, instalações e projetos específicos para o lugar.
Com uma área de 93 mil metros quadrados, o Parque é gerido pelas Secretarias da Cultura (Secult) e do Governo (SEG), por meio do Instituto ArteCidadania (IAC). Aberto gratuitamente ao público de terça a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 15h, promove uma interação única entre arte contemporânea, natureza e atividades educativas.
Conta com patrocínio ouro da EDP e patrocínio prata do Instituto Cultural Vale, da Shell, do Itaú e do Banestes por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e patrocínio prata da ArcelorMittal.
Serviço:
ArtRio 2025
15ª edição da Feira de Arte do Rio de Janeiro
Local: Marina da Glória. Avenida Infante Henrique, s/n, Glória, Rio de Janeiro
Estande do Parque Cultural Casa do Governador: Pavilhão Mar, box 8
Datas e horários:
- Dia 10 - Quarta-feira: 14h às 20h (para convidados)
- Dia 11 - Quinta-feira: 13h às 20h
- Dia 12 - Sexta-feira: 13h às 20h
- Dia 13 - Sábado: 14h às 20h
- Dia 14 - Domingo: 14h às 20h
Ingressos: https://godream.com.br/evento/artrio-2025-feira-de-arte-do-rio-6913722
Confira a programação:
Dia 11 - Quinta-feira
14h - Keynote Institucional com apresentação da proposta do Parque Cultural Casa do Governador conduzida pelo Secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo, Fabrício Noronha. Em seguida, o Secretário de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro, Lucas Padilha, fará uso da palavra. O encontro será encerrado com 10 minutos destinados a perguntas do público.
15h30 - Kyria Oliveira apresenta a obra “Vestígios”. Interação com a artista em um diálogo sobre referências, técnicas e processo criativo. Experiência sensorial: maquete tátil e audioguia. Mediação: Omar Salomão, curador do Parque.
17h - O secretário Fabrício Noronha e a primeira-dama Maria Virgínia Casagrande estarão no estande do Parque Cultural Casa do Governador para uma conversa aberta com o público.
Dia 12 - Sexta-feira
14h - Siwaju, criadora da obra “OJIJI”, conversa sobre ancestralidade, identidade e cultura afro-diaspórica. Experiência sensorial: maquete tátil e audioguia. Mediação: Omar Salomão, curador do Parque.
15h30 – Natan Dias, de “Movimento à Tecnologia”, promove um diálogo sobre a relação entre arte e tecnologia. Experiência sensorial: maquete tátil e audioguia. Mediação: Omar Salomão, curador do Parque.
Dia 13 - Sábado
15h30 - Fernando Velázquez, criador da obra “ICEBERG [Antropobsceno]”, interage com o público explorando questões ambientais e a efemeridade da arte. Experiência sensorial: maquete tátil e audioguia. Mediação: Omar Salomão, curador do Parque.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br
Assessoria de Comunicação do Parque Cultural Casa do Governador
Melissa Künsch / Matheus Nobre
Whatsapp: (27) 99952-0082
melissa@parquecasadogovernador.com.br
matheus.nobre@parquecasadogovernador.com.br