Origraffes convoca artistas de todos os continentes para edição histórica em 2025
Consolidado como o maior festival de arte urbana da América Latina, o Origraffes contará, pela primeira vez, com artistas de todos os continentes. A lista com os cerca de 300 artistas convocados foi divulgada nesta semana nas redes sociais do festival, confirmando o alcance global do evento que tem o objetivo de transformar o bairro Feu Rosa, no município de Serra, em uma galeria de arte a céu aberto nos dias 19, 20 e 21 de dezembro.
Com o tema “Favela Cyber Paint: A Tinta é o Antídoto”, o festival propõe uma narrativa distópica em que a arte surge como resistência à apatia tecnológica. Durante uma semana, o território será palco de painéis coletivos, muros livres e instalações artísticas. A programação é gratuita e aberta ao público e contará também com shows, batalhas de rima, oficinas de graffiti, slam, sound system, exposições e rodas de conversa.
“A cada edição, o Origraffes cresce em potência, diversidade e impacto. Ver inscrições chegando de tantos países, de periferias urbanas espalhadas pelo mundo, mostra o quanto a cultura hip-hop é universal e serve como ferramenta de conexão”, afirma Starley, idealizador e diretor do festival.
Como funciona a convocação
Os artistas selecionados na convocatória oficial terão direito a alojamento, alimentação e um kit de pintura para realizar suas criações durante o festival. Em breve, o site oficial (www.origraffes.com.br) disponibilizará o acesso para a escolha das cores de spray e o download da carta-convite em formato PDF.
Embora as vagas com estrutura completa sejam limitadas, a organização reforça que o evento é de participação livre. Artistas que não foram convocados são bem-vindos a se juntarem à comunidade em Feu Rosa para pintar, trocar vivências e ter a experiência com a efervescência cultural do festival por conta própria.
Diversidade e acessibilidade
A edição de 2025 reforça seu compromisso com a inclusão e a representatividade. Entre os artistas convocados, destacam-se nomes como Chov, grafiteiro PCD, e Odrus, que é artista surdo, todos são referência de superação e protagonismo na cena da arte urbana.
A presença feminina também é um marco: das 125 mulheres que se inscreveram, 92 foram selecionadas, um número expressivo que evidencia o crescente espaço e reconhecimento das mulheres em um território historicamente masculino.
Sobre o festival
Criado em 2016 pelo coletivo F.G CREW, o Festival Origraffes é uma iniciativa que promove a transformação social por meio da arte urbana. O evento celebra os quatro elementos do Hip-Hop — DJ, MC, Breaking e Graffiti — em uma programação intensa, voltada para o fortalecimento de territórios periféricos e para o reconhecimento da potência criativa das ruas.
Este projeto é realizado por meio da Lei de Incentivo à cultura Capixaba (LICC), da Secretária da Cultura (Secult).
SERVIÇO:
Festival ORIGRAFFES 2025
Data: 19, 20 e 21 de dezembro de 2025
Local: Praça Central do bairro Feu Rosa, Serra – Espírito Santo
Entrada gratuita.
Mais informações no site oficial: www.origraffes.com.br , @origraffes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br