22/11/2022 11h50 - Atualizado em 22/11/2022 15h13

OGÓ propõe debate sobre masculinidades negras com músicas inéditas e sessão cineclubista


Projeto OGÓ lança álbum virtual e cineclube, trazendo à tona o papel de homens negros na luta pelos direitos civis e na afirmação de suas identidades.

Em atividade desde 2019, o trio OGÓ apresenta ao público, os frutos de um trabalho inédito produzido em duas frentes artísticas: o Cine Ogó, que estreia nesta sexta-feira (25), às 19h30, no Espaço Thelema, no Centro de Vitória; e o álbum “Ogó”, que terá show de pré-lançamento no Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane), na próxima quarta-feira (30), às 19h, com entrada franca. O projeto desenvolvido pelos artistas capixabas Gessé Paixão, Vitor Martins e Douglas Bonella.

O projeto foi selecionado pelo Edital 026/2020 – Seleção de Projetos Culturais de Produção, Difusão e Distribuição Musical no Estado do Espírito Santo – da Secretaria da Cultura (Secult-ES).

Ambas as iniciativas giram em torno do tema “Masculinidades e Negritudes”, que fundamentam o campo de atuação do OGÓ. O próprio nome do grupo remete a este conceito. De acordo com Gessé Paixão, Ogó, na cosmologia dos povos iorubá, representa o amuleto que Exu, o Orixá da comunicação, carrega nas mãos. “Ogó tem forma fálica e está associado à fertilidade. Representa a criação e a passagem, o trânsito inventivo pelos espaços e lugares. É a representação do movimento para promoção do acesso aos espaços”, conceitua.

Os integrantes do OGÓ têm funções bem definidas. No palco, o trio atua como um duo, no qual os músicos Vitor Martins e Gessé Paixão intencionam apresentar um espaço de sensibilização para sentir e pensar o que são e como existem as masculinidades negras no contexto brasileiro.

Gessé Paixão é responsável pelas letras e composições, além das vozes, trompete, flugelhorn, pandeiros, handpan, agogô, caxixis e arranjos.

Vitor Martins faz as composições e assina o set de percussão, que inclui handpan, didgeridoo, cajon, tigelas tibetanas, efeitos percussivos e arranjos. Já Douglas Bonella atua nos bastidores, cuidando da fotografia, design, exibição audiovisual e produção executiva.

Cineclube 

O lançamento do Cine Ogó terá a exibição do filme “Rapsódia para o Homem Negro” (2015), curta-metragem dirigido por Gabriel Martins que utiliza alegorias e simbolismos para contextualizar as relações políticas, raciais, de ancestralidade, afrofuturistas e urbanização ambientadas no mais recente cenário político brasileiro.

A produção é da Filmes de Plástico, com o ator Sergio Pererê no papel principal. A exibição será sucedida por uma roda de conversa com a coordenação dos integrantes do OGÓ: “A escolha deste filme se relaciona com a nossa proposta de debater desigualdades históricas presentes na sociedade brasileira, como o racismo estrutural, a violência e a criminalização do povo negro nas periferias e nas favelas”, aponta Douglas Bonella.

O álbum

Por sua vez, o EP (extended-play) “OGÓ” reúne seis composições autorais do grupo – “OGÓ”, “Canto à Nanã (As Paneleiras)”, “Capitão do Mato”, “Mangará”, “Preto Pensa” e “Afrofuturo Negro” -, gravadas no Gama Soundz Studio, em Vitória, com produção de Thiago Perovano e engenharia de gravação de Felipe Gama. O show de pré-lançamento terá videomapping e exposição de fotos, entre outras atrações.

Musicalmente, o trabalho transita pelos sons das tradições populares, pretas e caboclas da música brasileira, sobretudo, aquelas de terras nordestinas. Há, também, a aproximação com a linguagem pop, com a presença do tradicional pandeiro de choro (aqui amodernado) e do trompete, por meio dos quais os músicos percorrem ritmos como coco, baião, ijexá, barravento, maracatu, samba e rap.

Em meio a essa constelação sonora, há espaço para uma estética ufológica e também para instrumentos associados ao contexto espiritual e terapêutico. Nesse sentido, brilha o handpan, instrumento melódico-harmônico de percussão que tem como característica o timbre exótico, metálico, doce e repleto de harmônicos.

Atlas da Violência

Segundo seus integrantes, o OGÓ consiste em uma nave musical tocada pelo discurso de valorização e pertencimento da cultura negra, compreendida em seu viés humanista e histórico, com foco na relevância de homens negros na luta pelos direitos civis e na afirmação de suas identidades. Eles chamam atenção para os dados assustadores do Atlas da Violência. Segundo este levantamento, em 2019, 71,3 % das vítimas de homicídios no Brasil eram homens negros. A mesma pesquisa indica que, no país, um negro tem 2,6 vezes mais risco de ser assassinado do que um não negro.

 Por meio do OGÓ, os integrantes pretendem contribuir para a construção de um ambiente de educação para as relações étnico-raciais, bem como propor a elaboração de políticas públicas voltadas para a equidade racial.

 “OGÓ representa um experimento de música instrumental e poesia falada, imaginada, cantada e encantada”, afirma Vitor Martins. “Uma rápida incursão pela diáspora negra”, acrescenta Douglas Bonella. “É uma viagem que corta os tempos e deixa marcas nos modos de sentir, pensar, gerar personagens, criar a própria história e produzir o que se entende ser”, complementa Gessé Paixão.

 

PROGRAME-SE: 

Apresentação do OGÓ no lançamento dos Editais da Cultura 2022

Data: 23/11 (quarta-feira)

Horário: 17h

Onde: Palácio Anchieta – Salão São Thiago – Praça João Clímaco, Centro, Vitória

Realização: Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES)

 

Lançamento do Cine OGÓ

Exibição do filme “Rapsódia para o Homem Negro” (Brasil, 2015 - direção: Gabriel Martins), seguida de roda de conversa sobre o tema “Masculinidade e Negritudes”

Data: 25/11 (sexta-feira)

Horário: 19h30

Onde: Espaço Thelema - Rua Graciano Neves, 90, Centro, Vitória (ES)

Entrada franca

 

Show de pré-lançamento do álbum “OGÓ

Apresentação do duo OGÓ

Data: 30/11 (quarta-feira)

Horário: 19h

Onde: Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane) - Av. República, 121, Centro, Vitória (ES)

Entrada franca

 

Projeto selecionado pelo Edital 026/2020 - Seleção de Projetos Culturais de Produção, Difusão e Distribuição Musical no Estado do Espírito Santo - da Secretaria da Cultura (Secult).

 

Ficha técnica do álbum OGÓ:

Produtor musical: Thiago Perovano

Arranjador: Thiago Perovano e OGÓ

Instrumentação: 

Gessé Paixão: vozes, trompete, flugelhorn, pandeiros, handpan, agogô, caxixis

Vitor Martins: handpan, didgeridoo, cajon, tigelas tibetanas, efeitos percussivos

Capa: Fredone Fone

Arte/Logo: Fredone Fone

Estúdio: Gama Soundz Studio (Jardim da Penha, Vitória)

Engenheiro de gravação: Felipe Gama

Período de gravação: outubro/novembro 2022

Mixagem e masterização: Thales Malacarne

Fotografia: Douglas Bonella

Social media/divulgação: Neuber Iglesias

Assessoria de imprensa: José Roberto Santos Neves

 

SAIBA MAIS SOBRE OS INTEGRANTES DO OGÓ: 

Vitor Martins - Músico autodidata e multi-instrumentista nômade, é vegano e mochileiro desde 2003. Conhece todos os Estados brasileiros e já circulou com seus instrumentos e músicas por grande parte da América do Sul. Além do OGÓ, leva adiante seu projeto “Natural Music”, com forte perspectiva terapêutica e curativa a partir da vivência orgânica com a música. Em 2016, gravou o trabalho solo instrumental intitulado “Gratidão Handpan”.

Gessé Paixão - Músico multi-instrumentista, professor de Filosofia, culinarista e poeta. Atua como trompetista e pandeirista de bandas e orquestras populares. Como instrumentista de sopro, integrou a Orquestra Pop & Jazz do Instituto Federal de Educação (IFES), a Fames Dixieland, a Orquestra Jovem Vale Música e a centenária Banda de Música Estrela dos Artistas. Em setembro de 2022, sua composição “Canto à Nanã (As Paneleiras)” foi contemplada com a primeira colocação no I Festival de Música de Santa Teresa (ES).

Douglas Bonella – Intitula-se “geofotógrafo”. Mestre em Geografia, ele utiliza como ferramenta de comunicação a imagem, sobretudo a fotografia. Apesar de sua ligação com o OGÓ se materializar na produção executiva, fotografia, elementos gráficos e audiovisuais, atuou também como intérprete, compositor e baixista em outros projetos musicais.

 

PRINCIPAIS APRESENTAÇÕES:

Em três anos de atividades, o OGÓ teve a oportunidade de participar de diversos shows, festivais e iniciativas de difusão cultural, como o Festival POCAR, em Conceição da Barra; o Marien Calixte Jazz Music Festival, em Vitória; e a indicação para a categoria de Melhor Show/Live no 1º Prêmio da Música Capixaba, apresentado ao público em agosto de 2022, no Palácio da Cultura Sônia Cabral. Outra conquista marcante foi a premiação da música “Manga” no III Festival de Música do Matuto, em 2019, no município de Itaoca (ES).

 

SIGA OGÓ NAS REDES: 

Facebook

ogo.iii (https://www.facebook.com/ogo.iii)

Instagram

@ogo.duo (https://www.instagram.com/ogo.duo/)

YouTube

Youtube: Ogó (https://www.youtube.com/channel/UCYzAt5-aJsMFwZNZ80kAvWw)

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac/Juliana Nobre
(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 99902-1627
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br
 

José Roberto Santos Neves
Assessoria JRSN
(27) 99972-8028
neves-jose@uol.com.br
joserobertosantosneves@gmail.com
Instagram: @assessoriajrsn

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard