Oficinas gratuitas sobre acessibilidade na literatura em sete municípios capixabas

O Projeto Lugares de Ler realizará a oficina Sentir para Ler – Experiência Sensorial de Acessibilidade Literária em sete municípios do Espírito Santo. A primeira acontece nesta sexta-feira (25), em Linhares, no norte do Estado. As atividades, gratuitas e para pessoas a partir de 12 anos, prosseguem até 25 de maio, passando pelas cidades de Vitória, Cariacica, Vila Velha, Serra e Guarapari, na Região Metropolitana da Grande Vitória; e Linhares e Aracruz, também no norte do Estado.
Ao todo, serão dez oficinas, pois em alguns municípios elas serão realizadas em mais de um território. O Projeto Lugares de Ler é realizado pela Secretaria da Cultura (Secult), com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), em parceria com o Instituto Agir pela Cidadania.
Quem ministra as oficinas é a consultora de desenvolvimento, equidade e inclusão Fabiane Machado. “A proposta é falar de acessibilidade e inclusão de forma mais vivencial para compreender a importância do acesso à literatura para pessoas com os mais diversos tipos de deficiência”, diz Fabiane Machado. Ela destaca ainda que as oficinas podem fazer com que os participantes passem a aplicar medidas de acessibilidade nos projetos culturais que atuam ou possam vir a atuar.
Cada oficina terá três momentos. Um deles é a leitura simulada de um conto com base no universo das pessoas neurodivergentes, que, conforme explica Fabiane Machado, precisam de uma linguagem mais simples, direta e sem jargões. O conto também será lido por um intérprete de libras, tratando da importância das medidas de acessibilidade para pessoas surdas.
Em outra parte da oficina, o texto será lido por um contador de histórias e os participantes estarão com os olhos vendados. Posteriormente, o conto será lido novamente, mas, além de estar com os olhos vendados, os participantes terão à disposição elementos ligados à história do conto, que remete à praia, como pedras e areia. “É uma forma de mostrar para as pessoas como é importante para as pessoas com deficiência visual construir seu repertório”, diz Fabiane Machado.
Cada oficina terá duração de três horas. Em Linhares, será nesta sexta-feira (25), às 13h55, no Centro Juvenil Salesiano Santa Maria Mazzarello, no bairro Planalto. O outro município do norte onde a atividade será realizada é Aracruz, mais precisamente no assentamento Índio Galdino, em Jacupemba, às 14 horas, no dia 15 de maio.
Em Vitória, acontecerá em três locais. Um é o Núcleo Produtivo de São Pedro, na próxima segunda-feira (28), às 14h. Também haverá no dia 02 de maio, às 18h, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Carlita Corrêa Pereira, na Piedade. O terceiro lugar na Capital onde a oficina será realizada é na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prezideu Amorim, no bairro Bonfim, no Território do Bem, às 18h.
Em Cariacica, haverá duas oficinas. A primeira será na quarta-feira (30), às 9h, em Nova Rosa da Penha, na Praça do CEU. Também haverá a mesma atividade em Padre Gabriel, às 8h30, no dia 19 de maio, no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Na Serra, a oficina acontecerá no Centro Municipal de Juventude (CMJ) de Carapina, às 14h. Em Vila Velha, no dia 22 de maio, às 14h, no Instituto GG5. Ainda na Região Metropolitana da Grande Vitória, a Associação Bom de Bola, em Jabaraí, Guarapari, sedia a oficina às 18h30, no dia 22 de maio.
“Promover a acessibilidade faz parte da essência do projeto Lugares de Ler, pensado para ampliar o acesso ao livro por diferentes caminhos, seja abrindo espaços de leitura tradicional, estimulando leitores por meio de outras linguagens ou, como agora, ampliando as possibilidades de inclusão para pessoas com deficiência”, diz a coordenadora da Biblioteca Pública Estadual do Espírito Santo (BPES), Ana Laura Nahas.
O Lugares de Ler acontece em dez territórios que fazem parte do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, do Governo do Estado, que atende regiões com alto índice de vulnerabilidade social. Cada território conta com um agente que atua nas atividades de mediação de leitura com encontros semanais.
Além disso, durante o período do projeto, que é de um ano, cada local realizará até quatro eventos, que podem incluir atividades como pocket show de música e literatura, monólogo cênico, sarau, exibição de filmes com bate-papo, performances literárias e apresentações circenses.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Lima / Wigo Nunes / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br