04/11/2025 15h55

Oficina “Mulheres em Ação” oferece formação gratuita em audiovisual para mulheres e pessoas não-bináries em Vitória

Entre os dias 19 e 22 de novembro de 2025, a FAFI – Escola Técnica de Teatro, Dança e Música, em Vitória, recebe a Oficina Mulheres em Ação, uma formação gratuita voltada a mulheres e pessoas não-bináries interessadas em ingressar ou se aprimorar no audiovisual. O projeto propõe quatro dias de atividades, totalizando 12 horas de formação, com aulas práticas de produção e uma roda de conversa sobre representatividade feminina no setor.

O projeto foi contemplado pelo Funcultura PNAB – Edital 03/2024: Meu Primeiro Edital, da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult), e se consolida como um passo importante para fortalecer a presença e a voz de mulheres no audiovisual capixaba.

A iniciativa busca estimular o protagonismo e a representatividade de mulheres no audiovisual, além de oferecer ferramentas acessíveis para a criação de vídeos autorais. Durante as aulas, as participantes vão aprender sobre conceitos básicos de produção, linguagem e filmagem com celular, e poderão aplicar o conteúdo na produção de seus próprios curtas. O encerramento contará com uma exibição pública dos trabalhos realizados, celebrando as novas vozes femininas que emergem do projeto.

As inscrições estarão abertas de 1º a 12 de novembro, com seleção por ordem de inscrição. Serão 15 vagas disponíveis para pessoas com identidades femininas ou não-bináries, maiores de 18 anos.

A oficina será conduzida pela cineasta capixaba Laura Becalli, que ministrará as aulas práticas e teóricas ao longo dos três primeiros dias. Já o encerramento contará com a participação da diretora convidada Aline Galini, que irá mediar a roda de conversa “Mulheres na Direção: desafios e representatividade no audiovisual”.

 

Sobre as Oficineiras

Laura Becalli

Cineasta capixaba, Laura Becalli é profissional do audiovisual com foco em edição, direção e produção criativa. Formada em Pedagogia, Multimídia e Rádio & Televisão pelo CEET Vasco Coutinho, atua desde 2019 explorando narrativas autorais e projetos independentes.

Aline Galini

Formada em Rádio e Televisão, a cineasta e produtora capixaba Aline Galini atua amplamente no audiovisual como diretora, produtora, editora e filmmaker, explorando diferentes linguagens e formatos.

 

Programação:

19, 20 e 21 de novembro – Aulas práticas, das 8h às 11h

22 de novembro – Roda de conversa e exibição final, das 9h às 12h

Local: FAFI – Escola Técnica de Teatro, Dança e Música, Vitória

Mais informações: @elasnoaudiovisual.oficial

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard