01/12/2025 16h42

‘O Jogo do Conflito’ transforma conversas difíceis em experiências lúdicas e inclusivas

Conversar sobre conflitos e relações humanas pode ser desafiador, mas uma nova abordagem lúdica promete tornar esse processo mais seguro, leve e divertido. “O Jogo do Conflito”, idealizado pelo artista Desconhecido Davi em parceria com a Inorama Mundo Maker, tem como objetivo facilitar diálogos significativos para todas as idades. Mais informações podem ser encontradas no site: jogodoconflito.com.br.

A versão física do jogo foi contemplada pelo Edital de Artes Visuais do Funcultura, possibilitando a criação de uma jogo-obra de arte totalmente acessível a pessoas cegas. Todas as cartas e materiais possuem audiodescrições acessadas por QR Codes, inscrições em braille e peças e tabuleiros táteis, garantindo plena inclusão.

O jogo aborda temas do cotidiano, como convivência, diferenças, limites, intimidade e relações humanas, utilizando os princípios da Comunicação Não-Violenta (CNV) como base. Mais do que uma disputa, seu objetivo é desenvolver a percepção sobre estilos de fala e escuta, oferecendo ferramentas para lidar com conflitos de maneira consciente e colaborativa.

O jogo foi lançado na última sexta-feira (28/11) na EEEFM Primo Bitti, em Aracruz, com uma roda de conversa sobre CNV, exposição do jogo e partidas guiadas. Nas semanas seguintes, a iniciativa seguirá para outras escolas e instituições da cidade, incluindo o CEEMTI Monsenhor Guilherme Schmitz, com atividades para o corpo docente em 2/12 às 14h e para os alunos em 5/12 às 8h; a EEEFM Misael Pinto Neto, com atividades para alunos em 5/12 às 14h; e o Centro de Referência da Juventude (CRJ Aracruz), atendendo apenas os participantes do projeto em 4/12 às 14h.

Regras do jogo

O Jogo do Conflito pode ser jogado de 2 a 6 pessoas. Cada participante recebe secretamente um arquétipo que define seu estilo de comunicação. A cada rodada, uma carta apresenta um tema como política, justiça, espiritualidade, finanças ou relações humanas, e todos discutem, agindo conforme seu arquétipo.

O objetivo é descobrir o arquétipo dos outros enquanto tenta ser corretamente identificado. Pontos são ganhos por acertos e perdidos se ninguém ou todos descobrirem quem você é. Com 12 pares de arquétipos de comportamentos e estratégias variados, o jogo combina diversão e reflexão sobre comunicação, escuta e conflitos do cotidiano.

Mais informações: pelo site jogodoconflito.com.br, ou pelas páginas do Instagram: @odesconhecidodavi e @inoramamaker.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: 
(27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: 
(27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard