04/11/2022 16h04

‘O Admirável Amanhã’ é o novo espetáculo da Cia Nós de Teatro

Espetáculo de teatro-documentário busca compreender porque desacreditamos do futuro.

 

Em programação integralmente gratuita para a população cachoeirense, nestas sexta-feira (04), sábado (05) e domingo (06), a Cia NÓS de Teatro vai realizar a temporada de estreia do novo espetáculo “O Admirável Amanhã", que trata de assuntos da atualidade para refletir sobre o futuro. Serão três apresentações gratuitas abertas ao público e para instituições convidadas, seguidas de bate-papo com a plateia. Além disso, uma das apresentações contará com intérprete de libras para ampliar a acessibilidade ao espetáculo. 

 Para a montagem da peça, o grupo realizou uma residência artística com o “Coletivo Comum/Kiwi Cia de Teatro” de São Paulo, precedidos por Fernando Kinas e Fernanda Azevedo. A residência aconteceu primeiramente por meio de uma formação on-line sobre o teatro-documentário, e, durante o processo de montagem, Fernando Kinas e Fernanda Azevedo vieram ao Espírito Santo e realizaram uma imersão de cinco dias focando na interpretação e nos jogos cênicos. 

 No espetáculo, a imagem de um amanhã é projetada a partir das perspectivas do “ontem” e do “hoje”, tendo como ponto de partida as diversas previsões de um mundo distópico para o futuro. Por meio do gênero épico do teatro-documentário, o grupo apresenta de forma didática aspectos da humanidade, buscando desvelar aspectos que nos trouxeram até o ponto em que nos encontramos.

 O grupo busca entender como caminhamos para o que vivemos na atualidade, apresentando a relação com o trabalho e ócio, da pré-história aos dias atuais, analisando como o tempo da humanidade foi aprisionado por ela próprio, não restando tempo para refletir. “Diante desse cenário, nos resta ensaiar uma reação nas poucas frestas e lampejos de revolta que nos aparece naquele instante em que não estamos trabalhando demais para perceber, tristes demais para reagir ou entorpecidos demais para se levantar”, comentou o diretor e dramaturgo da peça Marco Antônio Reis. 

 Apesar de parecer um tanto trágico, “O Admirável Amanhã” é um espetáculo que tenta andar na corda bamba da comicidade, ironia e esperança, por meio de jogos cênicos que buscam aproximar o público das temáticas abordadas. 

Além do espetáculo, a comunidade poderá participar de uma OFICINA DE TEATRO-DOCUMENTÁRIO, com o objetivo de transmitir os aprendizados difundidos pelo "Coletivo Comum", durante a residência artística. A oficina será ministrada pelo diretor do espetáculo Marco Antônio Reis e é destinada às pessoas com interesse de refletir sobre o fazer artísticos na atualidade.

Sinopse do Espetáculo:

“O Admirável Amanhã” é um espetáculo de teatro documentário que busca compreender porque desacreditamos do futuro. Tentando superar as projeções distópicas simplistas, ao optarmos por visitar o passado e desembrulhar o presente. Em uma condensação da história humana e do universo, paramos em momentos-chave da relação entre a humanidade e a exploração de diferentes recursos da natureza, inclusive a exploração de humanos por humanos.

 Onde está o progresso humano? Quem se beneficia? Quem se liberta e quem é aprisionado pelas sofisticações tecnológicas? Para discutir questões, como juros bancários, é necessário escapar das convencionalidades. Como disse Brecht: “O petróleo é rebelde ao esquema tradicional de cinco atos”.

 Sobre O grupo

A Cia NÓS de Teatro foi fundada em Cachoeiro de Itapemirim, em 2014.  Desde 2016, a companhia, composta por Brenda Perim e Marco Antônio Reis, divide suas atividades entre Cachoeiro de Itapemirim e a Grande Vitória, investigando poéticas e metodologias distintas para seus trabalhos cênicos, valorizando em suas práticas a pedagogia, a acessibilidade e o intercâmbio com outros grupos e artistas, com diferentes trabalhos para diferentes tipos de público.

Atualmente, o grupo tem se dedicado às atividades em projetos culturais de cunho social, montagem de espetáculos teatrais, contação de histórias, performances, produção de livros infanto-juvenis, arte-educação, entre outras atividades. Para o ano de 2023, o grupo tem a previsão da circulação do seu espetáculo "O Mundo Assombrado" (primeiro espetáculo, no gênero de teatro-documentário), e a performance sensorial "Ciclos Sentidos ou Cartas Crônicas Escritores Anônimos". Para conhecer mais sobre o grupo e acompanhar suas atividades, siga as redes sociais.


Youtube: https://www.youtube.com/c/CiaN%C3%93SdeTeatro

Instragram: https://www.instagram.com/nosdeteatro/

Serviço:  

 

Apresentações

Dia 04, 05 e 06 de novembro (sexta, sábado e domingo)

Hora:  20 horas 

Local:  Avenida Rui Pinto Bandeira, 1936-2020, Rui Pinto Bandeira, Cachoeiro de Itapemirim – Espírito Santo

 

Oficina de Teatro Documentário 

Dia: 05 de novembro (sábado)

Hora: das 9h às 11h30

Local: Museu da Estação Ferroviária, Rua Cel. Francisco de Braga, 71 - Guandú, Cachoeiro de Itapemirim – Espírito Santo

Descrição Oficina: 

Nesta oficina teórica, será debatida a função da arte independente nos tempos atuais. Por que fazer arte? Que impacto a arte tem no mundo? O que é estética? Por que o debate a respeito da arte se encontra tão fragilizado? A partir de uma visão materialista da arte, vamos tentar compreender as correntes de pensamento que influenciam diferentes fazeres artísticos. 

O objetivo é que o artista tome consciência de algumas contradições da própria prática, em busca de aprimorar o seu fazer em direção aos objetivos sociais que busca atingir.

 

Bate-Papo On-line de Teatro-documentário

 

Dia: 10 de novembro (quinta-feira)

Hora: 20 horas

Local: Canal da Cia NÓS de Teatro


Descrição do Bate papo:

O bate-papo será realizado de forma remota, por meio de transmissão ao vivo pelo YouTube. Na conversa, estarão presentes os integrantes do Coletivos Comum de São Paulo, Fernando Kinas e Fernanda Azevedo, que falaram um pouco sobre o teatro-documentário, a arte na atualidade e como foi realizar o processo de residência artística com a Cia NÓS de Teatro.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac/ Juliana Nobre
(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 99902-1627
secultjornalismo@gmail.com  
comunicacao@secult.es.gov.br/ brasão@secult.es.gov.br 
https://www.facebook.com/SecultES/
https://www.instagram.com/secult.es/

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard