14/12/2022 15h49 - Atualizado em 14/12/2022 16h03

Novo projeto de música celebra 24 anos do MAES

Projeto +TONS vai contar com atrações musicais na biblioteca do Museu de Arte do Espírito Santo, no Centro de Vitória.

O Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES) completa 24 anos de existência e convida o público para o projeto +TONS, que vai acontecer neste sábado (17). Com uma apresentação intimista, os primeiros artistas convidados serão a cantora Eloá Puri e o duo Ogó. As atrações serão abertas ao público e começam a partir das 16 horas, na biblioteca do MAES, no Centro de Vitória. O evento terá transmissão ao vivo pela TV Educativa (TVE) e no canal da Secretaria da Cultura (Secult) no YouTube.

A ideia do projeto é possibilitar uma leitura associada entre as artes visuais em interlocução com outras manifestações artísticas, como a cena musical produzida no Estado. O MAES apresenta duas exposições, que poderão ser visitadas durante o evento, do acervo IMAGEM E PALAVRA e SETE CAMINHOS, de Rafael Segatto, Renan Bono e Welington Santos, contemplados pelo Edital 020/2020, do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secult.

As exposições reorganizam narrativas em tons de manifestação e que, por vezes, não estavam no centro da visibilidade do campo da arte. Também reforçam outras posturas e visualidades que nos permitem expandir os entendimentos sobre a cultura e como nos relacionamos com as diversidades. Os convidados do +TONS oferecem, em consonância com as exibições do MAES, experiências musicais caracterizadas por sonoridades que trazem referências dos elementos da natureza, da poesia, da cultura e dos saberes indígenas e afro-diaspóricas.

Sobre as atrações

Eloá Puri é cantora e compositora nascida no Caparaó capixaba. As composições dela são marcadas pela sonoridade indígena e pela paisagem sonora da natureza e suas entidades. Atualmente, Eloá desenvolve o primeiro CD, intitulado “Luare”, que promete uma forte conexão com elementos naturais vindos da região onde nasceu.

Duo Ogó é um experimento de música instrumental e poesia falada, imaginada, cantada e encantada. O grupo é formado por três artistas. Operando as máquinas de som, os músicos Vitor Martins e Gessé Paixão apresentam um espaço de sensibilização as masculinidades negras. Nas máquinas de registro e manipulação do tempo e do espaço, está o artista Douglas Bonella, cuidando da produção geral e poetizando com imagens e movimentos. Hand Pan executa trompete, pandeiro, caxixi, surdina, cajon, didgeridoo, poemas, imagens e cantos, compondo peças motoras dessa maquinaria que transitam entre mundos: o OGÓ.

Os artistas foram selecionados pelo Edital 026/2020 – Seleção de Projetos Culturais de Produção, Difusão e Distribuição Musical no Estado do Espírito Santo, da Secult.

24 anos de MAES

O Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES) foi fundado em 18 de dezembro de 1998. É um espaço museológico voltado para a produção em artes visuais, estreitando a relação com artistas e agentes culturais do Estado e do País. Como Museu, está alicerçado nos pilares de pesquisa, documentação e preservação, além de se projetar no campo da arte contemporânea, de experimentações das artes visuais em diversas linguagens e discursividades.

O MAES produz exposições selecionadas pelos editais de Artes Visuais, fomentados pelo Funcultura da Secult, além de realizar projetos em parcerias com outras instituições nacionais, programas de arte-educação, pesquisa e ativação do próprio acervo.

Nesse sentido, o Museu de Arte do Espírito Santo reforça o compromisso com as demandas recentes da arte contemporânea, propondo atividades, programas educativos e curadorias que sinalizem esse trabalho rumo à concretização do projeto de atualização do posicionamento do museu sobre as narrativas contra-hegemônicas. Para alcançar esse objetivo, a instituição tem se empenhado na promoção de artistas e nas propostas culturais que também coloquem no centro do diálogo questões relacionadas a essas narrativas.

Serviço:

Projeto +TONS e 24 anos do Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES)

Data: 17/12 (sábado)

Hora: 16 horas

Local: Biblioteca do Museu de Arte do Espírito Santo (MAES) | Avenida Jerônimo Monteiro, 631 - Centro, Vitória

Entrada livre

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac/Juliana Nobre