Novo livro de Juane Vaillant traz histórias que misturam magia, natureza e reflexão
![](/Media/Secult/_Profiles/c4d8c6e6/4fe9c4e9/Caio%20Fabricius%20(3).jpg?v=638744549052538600)
No próximo dia 15 de fevereiro, às 17 horas, o Espaço Selva, no Centro de Vitória, será palco para o lançamento do livro “Deusa Menina e sua Fantástica Ilha”, da escritora Juane Vaillant. A obra, publicada pela editora capixaba Maré, reúne sete contos fantásticos que prometem encantar leitores de todas as idades.
O livro narra a jornada de Catharina, uma adolescente negra que está se reconhecendo enquanto deusa ao mesmo tempo que conhece o mundo que a cerca: a Ilha. Um universo paralelo criado por Tempo e sua filha Destempo. Este mundo mágico é habitado por bruxos, elfos, encantados e humanos, e é a partir dos encontros entre a protagonista e essas criaturas que os contos ganham vida.
Juane Vaillant traz uma abordagem brasileira e tropical ao universo da fantasia e oferece aos leitores uma obra rica em simbolismos, explorando temas como direitos humanos e conservação ambiental de maneira lúdica e integrada à natureza. Segundo a autora, as histórias permitem que cada pessoa traga suas próprias vivências e interpretações, transformando a leitura em uma experiência única.
Com ilustrações de Isabella Bimbatto, o livro é uma produção financiada com recursos do Fundo Estadual de Cultura do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult).
Entre livros e filmes
Além do lançamento do livro “Deusa Menina e sua Fantástica Ilha”, o evento também vai contar com a exibição do curta “Deusa Menina”, dirigido por Juane Vaillant. O filme é baseado no prólogo do livro da autora e foi premiado na 3A Mostra CineMarias e recebeu menção honrosa na 23ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.
Em breve, mais dois contos do livro também ganharam sua adaptação para o cinema dirigida por Juane Vaillant. O curta “A Hora Dourada” é uma adaptação das histórias “Sonhando com uma Elfa” e “Conhecendo uma bruxa”.
A autora
Juane Vaillant é escritora, roteirista, produtora cultural e audiovisual capixaba. Mas se considera, acima de tudo, uma contadora de histórias. Juane acredita que boa parte do que escreve vem do encontro com pessoas fantásticas. Sejam elas os criadores dos seus livros e filmes favoritos, sejam seus alunos em oficinas de escrita criativa. O livro "Deusa Menina e sua Fantástica Ilha" já inspirou dois curtas metragens, que Juane dirigiu: "Deusa Menina"(2024) e “A Hora Dourada” (2025)
Serviço:
Lançamento do livro “Deusa Menina e sua Fantástica Ilha”
Data: 15 de fevereiro (sábado)
Horário: 17h
Local: Selva. Rua Sete de Setembro, 493 - Centro, Vitória
Valor: R$ 35,00
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br