30/12/2019 15h31

Novas categorias, mais recursos e novas condições de participação nos Editais 2019

Inscrições para os Editais da Cultura seguem abertas até dia 27 de janeiro.

Com 19 editais publicados, em diferentes linguagens artísticas e culturais, a Secretaria da Cultura (Secult) anuncia novas categorias e regras de participação, com um investimento de R$ 10 milhões, que serão distribuídos em, pelo menos, 335 prêmios diferentes.

As inscrições seguem abertas até dia 27 de janeiro. Clique AQUI e acesse todos os editais.

Os Editais da Cultura contemplam três área de atuação:

Patrimônio: com os editais de Pontos de Memória; Educação Patrimonial;  Inventário, Conservação e Digitalização de Acervos; Cultura Popular Tradicional; Valorização do Patrimônio Imaterial Registrado; Mestres; Patrimônio Cultural Arquitetônico Tombado em Sítios Históricos.

Transversais: com os editais de Diversidade Cultural Capixaba; Coletivos Culturais – Interações Estéticas; Culturas Urbanas; Programação Continuada: Espaços Culturais; Territórios Criativos – Estado Presente em Defesa da Vida.

Linguagens artísticas: com os editais de Circo; Dança; Ópera; Música, Artes Visuais; Literatura, Livro e Leitura.

Além das inscrições on-line e desburocratizadas, cotas territoriais para todo o Estado e as oficinas formativas de norte a sul Espírito Santo previstas para 2020, as novidades anunciadas para os Editais de 2019 são editais unificados com categorias de produção, formação e circulação e o valor do prêmio variável, possibilitando mais contemplados.

Novos Editais

- Edital de programação continuada de espaços culturais privados, para projetos de programação, de acordo com a linha de atuação que já realiza, com atividades gratuitas e abertas à comunidade;

- Edital de culturas urbanas, com objeto ampliado do antigo edital de cultura hip hop, permite também a inscrição de projetos de batalha de rima e dança charme, além das manifestações tradicionais do hip hop (break, DJ, MC e graffiti);

- Edital de territórios criativos, destinado a projetos propostos e a serem desenvolvidos nas localidades abrangidas pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida;

- Edital de patrimônio imaterial reconhecido e registrado no Espírito Santo (capoeira, paneleiras de Goiabeiras, jongo/caxambu, congo;

- Edital de reconhecimento de Mestres e Mestras, agora também permite a inscrição de Grupos das Culturas Populares que tenham reconhecida atuação na comunidade;

- Edital de coletivos culturais agora vai permitir que os coletivos juvenis possam propor projetos e conectá-los a outras iniciativas e grupos da comunidade;

Algumas novidades

Os editais das linguagens artísticas, ou seja, teatro, dança, ópera, literatura e artes visuais permitem que o proponente indique o valor necessário que ele precisa para a execução do projeto, até o limite máximo definido no edital. Dessa forma, o proponente terá a responsabilidade de compor a planilha de custos do projeto com as reais necessidades previstas, de forma coerente com o tamanho do projeto. Assim, caso sobrem recursos, mais projetos podem ser contemplados, além do previsto no início.

Também nos editais de linguagens artísticas, o proponente poderá se inscrever em um ou mais projetos, desde que atendam ao objeto do edital. Mas, atenção: ele só poderá ser contemplado com um projeto apenas, independentemente do eixo escolhido. Desse jeito, o proponente poderá inscrever o projeto sem precisar decidir, antecipadamente, se é o melhor projeto que ele pode propor.

Informações sobre editais:
Gerência do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura) – GFEC