Nova exposição do MAES celebra 30 anos do trabalho artístico de Yiftah Peled
“Os Sonhos de Quem Estamos Sonhando?” traz instalações e intervenções sobre o conceito de inclusão do corpo.
A nova exposição do Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES) "Os Sonhos de Quem Estamos Sonhando?", além de fazer uma retrospectiva dos 30 anos da carreira do artista israelense Yiftah Peled, radicado no Brasil e morador de Vitória há 10 anos, convida o público a explorar estratégias de participação e aproximação com o espectador, por meio de variados elementos, como formas, objetos, fotografia, som e filmes. A abertura acontece na próxima terça-feira (28), às 16 horas.
A exposição individual ocupará toda a parte interna do MAES e também realizará ações de intervenções externas, em busdoors (termo em inglês que se refere aos adesivos colado na parte externa do vidro traseiros de ônibus). Nesse caso, as imagens vão circular pela cidade, por meio dos ônibus do sistema Transcol. O objetivo é, de alguma maneira, ocupar a cidade.
Na parte interna do Museu, a curadoria intenciona apresentar ao público obras criadas por Yiftah Peled a partir de elementos e lugares específicos da cidade de Vitória, a serem expostos, por meio de instalações e displays. A exposição conta ainda com práticas artísticas colaborativas que serão realizadas respeitando todos os protocolos sanitários contra a Covid-19.
O corpo
O artista Yiftah Peled trabalha com instalações que proporcionam espaços de inclusão do corpo. Ele desenvolve trabalhos nos quais as pessoas podem deixar parte do corpo na obra, criando, desta forma, uma ação cumulativa e coletiva. Em algumas obras presentes na exposição, o artista utiliza instruções que direcionam ações em espaços públicos.
Além disso, trabalha com ambientes onde o espectador, por meio de instruções, é induzido a vivenciar certas experiências, com o apoio de variados elementos, como formas, objetos, fotografia, som e filmes. Ainda neste projeto, está prevista a elaboração de 500 exemplares do catálogo e vídeo documental de três minutos, para fins de registro de todas as ações realizadas.
De acordo com o artista, o objetivo da exposição é também ocupar a cidade, por isso, a arte será realizada no ambiente aberto das ruas, tecida pela lógica da efemeridade, que costuma intensificar a presença das obras, tanto no sentido de assegurar um grau máximo de visibilidade quanto de impactar um número maior de espectadores.
A exposição foi contemplada pelo Edital 019/2019 – Seleção de Projetos de Exposições de Artes Visuais, da Secretaria da Cultura (Secult). O catálogo será distribuído de forma gratuita na versão física e também terá uma versão on-line, disponível no site do artista. O vídeo ficará disponível na internet, no canal do artista no Youtube.
Serviço:
“Os Sonhos de Quem Estamos Sonhando?”
Local: Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES) – Avenida Jerônimo Monteiro, n º 631, Centro, Vitória.
Data: de 28 de setembro a 28 de novembro. Horário: 16 horas.
Uso obrigatório de máscara.
VISITAÇÃO: o público espontâneo poderá visitar o museu a qualquer horário, desde que não ultrapasse a quantidade de 5 pessoas. Para grupos acima de 5 pessoas, o agendamento deverá ser feito pelo e-mail: maes.educativo@gmail.com/
Mais informações: (27) 3132 8393
Sobre Yiftah Peled
Nascido na cidade de Afula, Israel, em 1964, o artista vive e trabalha em Vitória desde 2011. Iniciou as atividades em 1991, desenvolvendo projetos a partir de diferentes suportes, como instalação, ambientes, múltiplos, fotos, objetos, performance e intervenção urbana.
Participou de mostras, como Bienal de São Paulo (1994), Projeto Parede MAM/SP (2011), Panorama de Arte Brasileira, MAM/SP (1999, 2005, 2010), Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (2019) e Festivais de Performance Verbo (2005, 2008, 2019). Desde 2009, coordena o espaço independente Contemporão, que passou pelas cidades de Florianópolis, Vitória e São Paulo (desde 2018). O espaço Contemporão promove projetos artísticos transdisciplinares e interfaces entre as práticas de performance, participação e performatividade. Em 2013, finalizou o doutorado em Poéticas Visuais, na ECA/USP, pesquisando performance e participação nas Artes Visuais e, desde 2012, atua como professor/pesquisador no Curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde desenvolve pesquisa e projetos artísticos com três grupos do CNPq: Práticase Processos da Performance (3P), Diálogos entre Sociologia e Arte (DISSOA) e Grupo de estudo em curadoria. Yiftah tem obras em acervo na Funarte, no Rio de Janeiro, RJ; no Museu da Gravura, em Curitiba, PR; no MAM em São Paulo, SP; e no MASC, em Florianópolis, SC.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac /
(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 999021627
https://www.facebook.com/SecultES/
https://www.instagram.com/secult.es/