02/11/2024 10h54

Nova edição de projeto com apresentações de caxambu é iniciada em Cachoeiro de Itapemirim

No primeiro semestre de 2024, três localidades de Cachoeiro de Itapemirim sediaram o projeto Manutenção das Rodas de Caxambu: bairro Zumbi e quilombos Monte Alegre e Vargem Alegre. Nessas localidades, estão situados os três grupos representantes dessa manifestação no município: Caxambu da Velha Rita, Santa Cruz e Alegria de Viver, respectivamente.

Cada um desses grupos tem sua própria história, mas convergem em uma característica comum: o de serem os detentores dos saberes do caxambu em Cachoeiro de Itapemirim, herança dos antepassados que criaram esse folguedo ainda no período da escravidão no Brasil. Visando a não permitir que essa prática desapareça, uma nova edição do referido projeto teve início no último sábado (26), quando os três grupos se reuniram em uma grande e única roda de caxambu.

 Esse primeiro encontro da nova etapa do projeto aconteceu no bairro Zumbi, onde o grupo Caxambu da Velha Rita – comandado pela mestra Niecina Ferreira de Paula Silva, mais conhecida como a Dona Isolina – recepcionou o encontro.

Genildo Coelho Hautequestt Filho, produtor e coordenador do projeto, afirma que o objetivo é promover uma interação mais frequente entre os caxambuzeiros, reforçando os vínculos entre eles. “Para que o caxambu possa se manter ativo, é essencial que novos membros sejam integrados aos grupos, o que só é possível na prática, por meio da viabilização das próprias rodas”, disse.

Cada um dos três encontros previstos no projeto é realizado em uma das localidades onde os grupos atuam. O segundo deverá ser realizado em novembro, no Quilombo Monte Alegre, em Pacotuba. O projeto Manutenção das Rodas de Caxambu de Cachoeiro de Itapemirim é realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult), por meio do Edital 05/2023 – Culturas Tradicionais, e conta com o apoio da Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense, do Instituto de Preservação do Patrimônio Cultural Ádapo e do Studio Inovar Arquitetura.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com  / comunicacao@secult.es.gov.br

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard