22/06/2024 21h20 - Atualizado em 26/06/2024 12h59

Noite de celebração marca evento do Prêmio Hip Hop Capixaba

Clique aqui e confira as fotos do evento.

Emoção e mensagens de resistência, inclusão e crítica social marcaram o evento de celebração dedicada aos artistas contemplados pelo “Edital Prêmio Hip Hop Capixaba”, em evento realizado no Teatro Universitário da Ufes, em Goiabeiras, em Vitória, na noite desta sexta-feira (21).

Promovido pela Secretaria da Cultura (Secult), a cerimônia premiou os 60 contemplados do Edital “Prêmio Hip Hop Capixaba” realizado por meio da Lei Paulo Gustavo e do Fundo Estadual de Cultura do Espírito Santo (Funcultura), em 2023, e teve apoio do Hub ES+, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), da TVE e produção logística pelo IBCA/GalpãoProduções. 

A diversidade da programação incluiu ainda roda de Break, apresentações musicais de Afronta MC, djNegana, Cipher, Sista ilú e Deb – que representaram o bloco das mulheres no Hip Hop, - e do grupo Conteúdo Paralelo. Durante a cerimônia, também foram exibidos vídeos com apresentação de registros de grafites dos premiados, homenagem às personalidades do movimento que já faleceram, e a leitura das biografias dos nomes participantes das diversas modalidade do Edital. 

Após as primeiras falas de apresentação do evento pelos MC'S Freedone e Afari, o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha destacou o trabalho da cultura hip hop feito em território capixaba como importante ferramentas de transformação social, e a participação do reconhecimento do Governo do Estado, como da própria Secult, na preservação e na difusão dos valores, das tradições e inovações deste movimento cultural.  

“O ano de 2023 marcou os 50 anos do nascimento da cultura hip hop e o Prêmio foi a forma que o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Cultura e em parceria com o Ministério da Cultura através da Lei Paulo Gustavo, encontrou para comemorar a expressão do hip hop. Feito de conhecimentos compartilhados, da herança cultural transmitida geração após geração, o Hip Hop é mais que expressão artística, é um potente instrumento de educação e empoderamento, capaz de mudar a realidade de indivíduos e de suas comunidades”, destacou o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha. 

Edital Prêmio Hip Hop Capixaba

Para celebrar os 50 anos do Hip Hop, a Secult, por meio da Lei Complementar nº 195, mais conhecida como Lei Paulo Gustavo (LPG), promoveu o Edital Prêmio Hip Hop Capixaba, que premiou 59 artistas individuais ou integrantes de Grupos/Coletivos/Banca/Posse/Crew e Comunidades praticantes dos diferentes elementos do Hip Hop com premiações de R$ 20.000,00 cada, totalizando R$ 1.180.000,00.

O lançamento da iniciativa aconteceu em 2023 e foi parte do conjunto de Editais provenientes do recurso da LPG, no qual os artistas puderam se inscrever, enviando projetos realizados ao longo de suas trajetórias. Foram contemplados todos que se inscreveram e atenderam a todas as regras do edital, como um reconhecimento de suas contribuições para o cenário do Hip Hop do Espírito Santo.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro

Telefone: (27) 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard