11/12/2025 14h33

Noite Cultural marca abertura dos Jogos Tradicionais Indígenas em Aracruz

A Noite Cultural, realizada na aldeia Tupinikim de Caieiras Velha, em Aracruz, terá uma edição especial em dezembro, na próxima sexta-feira (19), às 18 horas. A programação marca a abertura dos Jogos Tradicionais Indígenas e conta com exibições de vídeos, apresentações culturais dos povos Tupinikim e Guarani, shows musicais e oficinas. O evento também conta com a Feira de Biodiversidade e Artesanato Indígena, que acompanha os três dias dos Jogos Tradicionais Indígenas, de 19 a 21 de dezembro.

Com realização da Associação Indígena Tupinikim e Guarani (AITG), o projeto Noite Cultural - Reconectando Aldeias foi aprovado pela Secretaria da Cultura (Secult), por meio do edital 05/2024 na linha de Festejos Populares Tradicionais, contando com recursos do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura) e Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura. Conta com apoio do Instituto Cocar e da Associação Indígena Tupinikim de Caieiras Velha (AITCV).

Uma das atrações da Noite Cultural é o espetáculo de dança indígena Kunhataimbaba, comandada pelo Mestre Mizinho, que já circulou por palcos de Vitória e será apresentado pela primeira vez na aldeia com uma estrutura de iluminação própria para teatro e dança.

A programação também inclui exibição de vídeos sobre a temática indígena, oficina de pintura corporal, apresentação cultural de grupos tradicionais e shows musicais ao som dos tambores e casacas com a banda Kaymuan e também com o forró de Garotão do Forró. O local das atividades será o Pátio de Festa da Comunidade de Caieiras Velha, localizado ao lado da Escola de Ensino Fundamental Indígena Caieiras Velha.

Jogos Tradicionais Indígenas

Os Jogos Tradicionais Indígenas de Aracruz foram idealizados pelo Instituto Cocar, com realização da Associação Indígena Tupinikim e Guarani (AITG). Com o lema “Um grito por justiça climática que ecoa da resistência dos povos da Mata Atlântica aos manguezais”, sua quarta edição acontece nos dias 19, 20 e 21 de dezembro de 2025.O evento celebra a força cultural dos povos Tupinikim e Guarani, reunindo práticas esportivas ancestrais, intercâmbios culturais, debates e apresentações artísticas durante três dias de programação.

O evento conta com a Feira de Biodiversidade e Artesanato Indígena, o II Fórum dos Jogos Tradicionais Indígenas, além das disputas em modalidades como zarabatana ao alvo, arco e flecha, arremesso de lança, seta ao alvo, cabo de força, corrida com tora e luta corporal, entre outras atrações. A programação completa está disponível na página www.instagram.com/jogosindigenas_tradicionais

O evento conta com apoio da Associação Indígena Tupinikim de Caieiras Velha (AITCV), Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), Taba Oiepengatu, Centro Cultural Tupinikim Ka'arondarapé, vereador Vilson Jaguareté, deputada estadual Iriny Lopes, além da Prefeitura Municipal de Aracruz e da Secretaria de Esportes e Lazer do Governo do Estado do Espírito Santo.

 

AGENDA CULTURAL

Noite Cultural - Reconectando Aldeias

Quando: Sexta-feira, 19 de dezembro, a partir das 18h

Onde: Pátio de Festa da Comunidade de Caieiras Velha - Aldeia Caieiras Velha, Aracruz (ES)

Localização: https://maps.app.goo.gl/snZKZ2Ec2fwsafQk7 

A atividade faz parte dos Jogos Tradicionais Indígenas, cuja programação completa está disponível em: www.instagram.com/jogosindigenas_tradicionais

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli

Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard