Mulheres se unem para transformar espaço público
Nas próximas três semanas, um grupo de 20 mulheres vai transformar o muro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), em Jucutuquara, Vitória. O projeto "Iluminadas" promoverá a pintura de um mural de 300 metros quadrados, com atividades que integram oficinas, debates e a criação coletiva de desenhos ampliados para compor a obra.
Segundo Renata Apolinário, idealizadora da iniciativa, o objetivo principal do projeto é “apresentar a poética das mulheres grafiteiras como uma ferramenta de educação e diálogo com a comunidade, enquanto chama atenção para a importância de tornar os espaços públicos mais seguros, especialmente para as mulheres que circulam pela região.”
A pintura será realizada em um muro localizado na Avenida Alberto Torres, um local de pouca iluminação, fato agravado pelas árvores altas que bloqueiam a luz pública. Para diminuir a situação de insegurança da área, que afeta especialmente as mulheres, o “Iluminadas” fará a instalação de luminárias no entorno, buscando transformar o espaço em uma grande área de informações poéticas, proporcionando maior visibilidade ao local.
O encerramento do projeto contará com uma cerimônia de entrega do mural à comunidade e de certificados às participantes. Com apoio de um projeto de extensão, todos os envolvidos têm direito a certificado emitido pelo Ifes.
A iniciativa une seis artistas a 14 estudantes do Ifes, que recebem uma bolsa como ajuda de custo. As artistas convidadas são Val, do projeto Nossa Voz Mulheres; Chamamanda e Thais Apolinario, do coletivo Mulheres Urbanas e Ará Guarani, da aldeia indígena Boa Esperança, em Aracruz. Elas se juntam a Renata Apolinário, idealizadora do projeto, e Jéssica Galon, professora de Artes do Ifes. A escolha das artistas vem de suas representações e atividades na arte urbana, abrindo assim um diálogo direto entre as mulheres grafiteiras e o Ifes, ampliando a pesquisa sobre o tema.
O projeto é realizado pela Reproduções e Secretaria da Cultura (Secult) com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura). O apoio é do Núcleo de Cultura do Ifes Vitória e do projeto de extensão Grafite Ifes, que tem parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), buscando ampliar a pesquisa do Instituto sobre mulheres na arte urbana, com a construção de artigo científico a partir das vivências no muro.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br