17/04/2017 15h59 - Atualizado em 17/04/2017 16h02

MPT-ES doa obras de Dionísio Del Santo para o Museu de Arte do Espírito Santo

O Museu de Arte do Espírito Santo (MAES) recebeu a doação de duas obras do artista capixaba Dionísio Del Santo (1925-1999) vinda do Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES) na quinta-feira (06). O diretor do MAES, Renan Andrade Silva, a museóloga da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), Paula Nunes Costa, e o curador Júlio Cesar Martins compareceram à sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 17ª Região, em Vitória, para participar da entrega dos quadros.

A iniciativa de realizar as doações surgiu do procurador Regional do Trabalho, João Hilário Valentim. O diretor do MAES, Renan Andrade Silva, agradeceu a doação. “O MAES leva o nome do Dionísio, que foi o primeiro artista a expor no museu. Ele fez exposição individual na inauguração do MAES, em 1998. Há uma coleção muito completa, que era a coleção particular do artista, doada após seu falecimento. Nesse momento de reforma e reconfiguração do museu, essa doação é muito importante”, destacou.

Sobre Dionísio Del Santo

Gravador, desenhista e pintor, o artista nasceu em Colatina. De família de humildes agricultores de origem italiana, estudou no Seminário São Francisco de Assis, em Santa Teresa, onde começou a se interessar por arte. Continuou seus estudos de forma autodidata, desenvolvendo o desenho de observação com noções de perspectiva e geometria descritiva. Em 1947, mudou-se para o Rio de Janeiro e trabalhou com desenho publicitário, desenvolvendo suas primeiras experiências com xilogravuras e serigrafias.

Dionísio Del Santo possui obras no acervo de importantes museus, como o Mac Niterói, MAM-SP, MAM-RJ, Paço Imperial, Museu Nacional de Belas Artes, MAM-BA e em diversas coleções particulares e no MAES, onde se encontra o maior número de suas obras em acervo.