14/11/2024 15h05

Mostra itinerante do Museu das Favelas chega ao Maes

Nessa quarta-feira (13), o Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes) recebeu o lançamento da “Favela é Giro”, exposição itinerante do Museu das Favelas, de São Paulo. O evento contou com apresentações culturais, presença de autoridades e ainda marcou a abertura da exposição de acervo do Maes "Fragmentos", que integra o programa Acervo em Diálogo.

A mostra itinerante visa a levar a arte contemporânea periférica para diversas regiões do Brasil e já passou por Goiânia (GO), com programação marcada para São Sebastião, Ferraz de Vasconcelos e São Paulo (SP).

Com curadoria de Bruna Gregório, foram selecionadas, ao todo, 20 obras que celebram as favelas brasileiras, explorando suas complexidades, belezas e desafios. O conceito central é desmistificar a imagem estereotipada das favelas, apresentando-as como centros pulsantes de cultura, criatividade e resiliência. O nome "Giro" está associado a passeio, circulação e movimento. A exposição apresenta, por meio de obras em sua maioria audiovisuais, os “giros” que ocorrem nas mais diversas formas de território.

Para a composição das obras, foram selecionados três pesquisadores de algumas das regiões por onde a exposição passará. O time foi composto pela artista e pesquisadora Xica de Goiânia, pela fotógrafa Ana Luzes, de Vitória, e pelo rapper, pesquisador musical, ator e professor Brenalta MC, de São Sebastião.

O secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, falou sobre o lançamento da mostra. “A exposição Favela é Giro tem uma importante representação devido às diversas potências e os diversos talentos que promovem o sentimento de pertencimento das comunidades de todo o País, se integrando ao Museu e à cidade. Quero trazer outro elemento desse movimento de articulação do Governo do Estado com o Museu das Favelas, e da EDP, é que são as parcerias com os Centros de Referência da Juventude (CRJs), que reforçam o significado de políticas públicas de cultura”, disse.

O Museu das Favelas, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e a EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico, apresentam a exposição itinerante “Favela é Giro”.

 

Serviço:

Exposição itinerante "Favela é Giro”

Período de exposição: 13/11 a 15/12

Local: Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES) Endereço: Av. Jerônimo Monteiro, 631 - Centro, Vitória - ES

Funcionamento: Terça-feira a sexta-feira, das 10h às 18h | Sábado e domingo, das 10h às 16h

Classificação indicativa: Livre

Entrada gratuita

 

Sobre o Museu das Favelas

O Museu das Favelas é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, gerido pela organização social de cultura IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão. O equipamento nasce de um processo colaborativo com pessoas que vivenciam o cotidiano das favelas, com atividades culturais e educativas voltadas para todos os públicos, sendo um ambiente de pesquisa, preservação, produção e comunicação das memórias e histórias das favelas brasileiras.

Em 2024, por meio da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, o Museu conta com o patrocínio master do Nubank, patrocínio do Mercado Livre e EDP, apoio da EY e Mattos Filho, cooperação da Unesco, parceria institucional da CUFA – Central Única das Favelas e assessoria jurídica da Luz e Ferreira Advogados.

O espaço, inaugurado em novembro de 2022, foi aberto ao público com a exposição temporária Favela-Raiz e instalações externas, o CRIA – Centro de Referência, Pesquisa e Biblioteca, o CORRE – Centro de Formação, Trabalho, Renda e Empreendedorismo, auditório e um amplo espaço de convivência.

Localizado em São Paulo, o Museu das Favelas está temporariamente fechado devido ao processo de mudança de sede, com abertura programada para novembro. O novo endereço será no Largo Páteo do Colégio, nº 148, Centro Histórico de São Paulo. 

Saiba mais em www.museudasfavelas.org.br 

 

Sobre o IDG

Há 23 anos, o IDG atua na gestão e desenvolvimento de projetos ambientais e culturais, sempre orientado pelas melhores práticas de Governança Corporativa Internacional. Atualmente, faz a gestão do Museu do Amanhã e Museu do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, Museu das Favelas, em São Paulo, e Paço do Frevo, no Recife.

Também foi responsável pela implantação do Memorial às Vítimas do Holocauto e a revitalização do Sítio Arqueológico Cais do Valongo, ambos no Rio de Janeiro; e pelo desenvolvimento, implantação e gestão dos Parques Urbanos Santana e Macaxeira, no Recife, fomentando a conservação de áreas verdes no município. Ainda na capital pernambucana, implantamos o museu Cais do Sertão, que reverencia o povo do Sertão e as obras do mestre Luiz Gonzaga.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro

Telefone: (27) 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard