Mostra Internacional de fotografia abre inscrições para fotógrafas brasileiras
Inscrições podem ser feitas até o dia 20, com até dez fotos sobre protagonismo da mulher em movimentos culturais, sociais e políticos, no Brasil e Colômbia.
Estão abertas, até a próxima segunda-feira (20), as inscrições para a Mostra Internacional Luz del Fuego de Mulheres Brasileiras na Fotografia, que será realizada simultaneamente em Cachoeiro de Itapemirim e em Bogotá, na Colômbia. As inscrições podem ser feitas por meio do site oficial www.luzdelfuego.com.
A iniciativa visa a ofertar vagas para todas as mulheres do território brasileiro. Também é a primeira exposição coletiva a abrir vagas exclusivas para mulheres pertencentes à comunidade LGBTQIA+. O projeto, idealizado pelo fotógrafo Julio Cesar Pires e produzido pelo Coletivo 028 e pela Jupter Produção Cultural Capixaba, será realizado a partir do dia 29 de outubro.
“Sendo parte da comunidade LGBTQIA+, percebo que ainda existe uma carência em projetos que apresentem recursos mais inclusivos para membros dessa comunidade. Portanto, criar esforços para incluir grupos que encontram dificuldade de inserção da fotografia no circuito de exposições fotográficas é algo urgente. Esse é um dos objetivos da exposição, pois mais da metade das vagas é exclusiva para mulheres da comunidade LGBTQIA+”, diz o curador da Mostra Fotográfica, Julio Cesar Pires.
A mostra oferta também vagas expositivas exclusivas para fotógrafas estreantes, para negras e indígenas, com o objetivo de multiplicar oportunidades na área da fotografia para as mulheres pertencentes a estes grupos.
Inicialmente, a iniciativa cultural foi pensada para acontecer em galerias físicas. Porém, devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), teve que sofrer alterações em decorrência da inviabilidade de execução plena de projetos em locais fechados. Partindo desse princípio, a Mostra Fotográfica, que tem como objetivo formar um corpo de trabalho com fotógrafas brasileiras, optou pelo formato conhecido como “exposição lambe-lambe”, que são impressões coladas nas paredes em diversos espaços públicos das cidades escolhidas.
A exposição também ganhará uma versão digital, podendo ser acessada de qualquer lugar. Com o tema “Mulher Brasileira: Presente”, a Mostra Internacional Luz del Fuego busca fotógrafas que tenham trabalhos que imprimam o protagonismo da mulher brasileira em movimentos culturais, sociais e políticos, no Brasil e na Colômbia.
O nome do projeto é uma homenagem à Luz del Fuego, artista cachoeirense, que, batendo de frente com os valores da época dela, abriu caminho para a liberação feminina.
As inscrições e a participação no projeto são gratuitas. Basta acessar www.luzdelfuego.com/inscreva-se, preencher os dados no formulário de contato e subir, no Google Drive, até dez fotografias dentro da temática proposta.
A Mostra Internacional Luz del Fuego de Mulheres Brasileiras na Fotografia é um patrocínio de recursos oriundos do Funcultura, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) – Edital 026/2019 de Coletivos Culturais – Interações Estéticas. O Instituto de Cultura Brasil-Colômbia (Ibraco) é parceiro do projeto, responsável pela coprodução e divulgação da mostra em Bogotá.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac /
(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 999021627
secultjornalismo@gmail.com
comunicacao@secult.es.gov.br
https://www.facebook.com/SecultES/
https://www.instagram.com/secult.es/