25/06/2018 15h57 - Atualizado em 25/06/2018 16h12

Mostra de Filmes Pomeranos é destaque no Cine Metrópolis – Ufes

O Cine Metrópolis, da Ufes, recebe na sexta feira (29) um evento produzido com o objetivo de celebrar os 159 de imigração pomerana no Espírito Santo. O POMMERCINE vai exibir filmes, rodas de conversa, apresentações culturais e até um café da manhã tradicional vai ser oferecido gratuitamente a partir das 08h30. Entrada franca.

Serão exibidos oito filmes capixabas e de outros estados brasileiros, que totalizam aproximadamente 5 horas e 40 minutos, divididos em 3 sessões.  Um dos destaques é o filme OS POMERANOS, produzido pela TV GAZETA na década de 1970, dirigido por Vladimir Godoy.  A programação segue com rodas de conversas, debates, lançamento de livro, cortejo com grupos de música e dança pomerana, além de um café da manhã tradicional.

 Segundo o idealizador do projeto, o professor universitário pomerano Erineu Foerste, o “POMMERCINE é uma das alternativas do Povo Tradicional Pomerano de celebrar suas memórias e histórias de lutas, que remetem à antiga Pomerânia e também à chegada ao Brasil, a nova pátria.”Para um dos organizadores, Ricardo Sá, “o evento é uma oportunidade para que a população de Vitória se aproxime da cultura pomerana”, que é bastante expressiva em municípios capixabas como Vila Pavão, Laranja da Terra, Afonso Cláudio, Itarana, Itaguaçu, Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins, Vila Valério, Pancas entre outros.

Nestes municípios residem cerca de 150 mil pomeranos e pomeranas, que compõem uma importante comunidade tradicional no ES, que preserva hábitos milenares.  O povo pomerano se comunica em sua língua mãe: o Pommerisch, que é praticado nas casas, nos agrupamentos, nas escolas, nas igrejas... O professor Erineu Foerste destaca que “a Língua Pomerana é o maior patrimônio cultural dos pomeranos nos dias atuais, uma língua que praticamente desapareceu na Europa e que é muito viva no Brasil”.

 

Programação

 Outra parte importante da programação é a roda de conversa com guardiões e guardiãs de memórias e culturas do povo tradicional pomerano, com a presença de pessoas como Marineuza Plaster Waiandt (da Casa de Memória Pomerana “Waiandt´s Huus), Jorge Kuster Jacob (Associação Pomerana de Vila Pavão), Selene Tesh (Associação de Agricultores(as)de produção orgânica familiar de Santa Maria de Jetibá) e Hilda Braun (Associação de Culturas Germânicas no ES).

 

Outra presença ilustre é do Grupo de Metais de Santa Maria de Jetibá, que se apresentará também durante a abertura do evento. Para aqueles(as) que quiserem conhecer ainda mais sobre a cultura pomerana, será montada uma mesa para consulta de publicações sobre o tema.

 

A organização do evento é do projeto Escola da Terra Capixaba, ligado ao Departamento de Linguagens, Culturas e Educação do Centro de Educação da UFES, em parceria com o Cine Metrópolis e a produtora Interferências Filmes e Projetos.

 

Conta ainda com o apoio da APOVIP (Associação Pomerana de Vila Pavão), do NEAB (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros), do Instituto Do Povo Tradicional Pomerano No Brasil, Da Associação De Culturas Germânicas No Es, Da Associação Pomerana De Pancas, Do Conselho Nacional De Povos E Comunidades Tradicionais E Da Secretaria De Cultura Da Ufes.

 

Serviço:

  POMMERCINE -MOSTRA COMEMORATIVA DOS 159 ANOS DE PRESENÇA DO

POVO TRADICIONAL POMERANO NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO/BRASIL

 

Exibição de filmes - rodas de conversa - apresentações culturais – exposições - publicações

29 de junho de 2018 – 9h às 18h30min.

CINE METRÓPOLIS – Vitória (ES)

Universidade Federal do Espírito Santo

 

PROGRAMAÇÃO

 

8h30min. – Café da manhã pomerano

Cortejo com o Grupo FRITZDANZ (Santa Maria de Jetibá) com acompanhamento do senhor Adolf Krüger (Concertinista) e apresentação do Grupo de Metais de Santa Maria de Jetibá e do programa de Educação Escolar Pomerana

9h – Abertura

Lançamento e entrega simbólica do livro “O POVO POMERANO NO BRASIL” (com a presença dos coautores José Heinemann, Jorge Küster Jacob e Erineu Foerste)

 

9h20min. – Lançamento do filme FALA, POMERANO, FALA – de José Wálter Nunes – 45 minutos

- Com a presença do Prof. Dr. José Wálter Nunes (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional e Núcleo de Estudos da Cultura, Oralidade, Imagem e Memória da Universidade de Brasília - UnB)

 

10h30min. – Roda de conversa - Guardiães e guardiões das memórias e culturas do Povo Tradicional Pomerano

Convidados:

- Marineuza Plaster Waiandt (Casa de Memória Pomerana “Waiandt’s Huus)

- Jorge Küster Jacob (Associação Pomerana de Vila Pavão – APOVIP)

- Selene Hammer Tesch (Associação de Agricultores e Agricultoras de Produção Orgânica Familiar de Santa Maria de Jetibá - Amparo Familiar)

- Hilda Braun (Associação de Culturas Germânicas no Espírito Santo – ACAGES/Domingos Martins)

Mediação: Prof. Dr. Patrícia Gomes Rufino Andrade (Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB - Universidade Federal do Espírito Santo - UFES)

 

12h. – Exibição de filmes

MORA KLOPA (Bate Barro) - de Martin Boldt – 55 minutos 

BATE PAUS – de Jorge Küster Jacob - 15 minutos 

OS POMERANOS – de Wladimir Godoy (TV Gazeta) - 57 minutos 

A ESTRADA SILVESTRE – de Ricardo Sá - 36 minutos

PASSADO E PRESENTE – de Luiz Eduardo Lerina - 52 minutos

 

 

16h – Painel: “Povo Tradicional Pomerano: culturas, língua e seus desafios para a educação”

Convidados:

  1. Dr. Ismael Tressmann (Programa de Educação Escolar Pomerana – PROEPO)
  2. Ms. Edineia Koeler (Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo – PPGE/UFES)
  3. Ms. Jandira Marquardt Dettmann (Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo – PPGE/UFES)
  4. Dr. Erineu Foerste (Membro do Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais - CNPCT e Professor da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES)

 

Mediação:

Prof. Dr. Edenize Ponzo Peres (Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo – PPGEL/UFES)

 

17.30min. – Exibição de filmes

BROT – de Mônica Nitz - 10 minutos

DA POMERÂNIA A IBIRUBÁ – de José Heinemann – 39 minutos

 

 Contatos:

Erineu Foerste – coordenação

27 99901 8604 e e-mail: erineufoerste@yahoo.com.br

Ricardo Sá – produção

9.99980859 e ricalles@gmail.com

 

Informações à imprensa:

  Assessoria de Comunicação da Secult

 Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz

 secultes.imprensa@gmail.com

 comunicacao@secult.es.gov.br

 Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627

 Facebook: secult.espiritosanto

 

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard